Pular para a barra de ferramentas

WeGov sedia encontro da América Latina – o ELIS 2018

Cerca de um ano atrás, mais precisamente em outubro de 2017, a WeGov foi convidada a participar do Encuentro Latinoamericano de Innovación Social desde el Sector Público – o ELIS – em Guadalajara, México.

Por lá, fomos surpreendidas com o prêmio ”30 Melhores Práticas de Inovação Social no Setor Público da América Latina” pelo programa HubGov e, junto dele, nos veio um desafio.

Queremos levar o ELIS para o Brasil no próximo ano”, nos disseram. E descobrimos que a WeGov foi a escolhida para ser a anfitriã.

Medo. Orgulho. Honra. Felicidade. Responsabilidade. Sabíamos que a tarefa que nos foi entregue não era nada fácil e que os desafios encontrados pelo caminho a vir seriam muitos.

Mas, topamos o desafio, e desde o nosso retorno do México ao Brasil viemos sonhando, idealizando, organizando e planejando cada detalhe para que o ELIS 2018 fosse tão perfeito quanto suas edições anteriores.

E no sonho finalmente se concretizou. Nos dias 29 e 30 de agosto de 2018 realizamos o IV Encontro Latinoamericano de Inovação Social no Setor Público em Florianópolis/SC, Brasil.

Vamos relembrar os momentos marcantes?

O primeiro dia do ELIS 2018

Se já não estávamos tomados pela emoção de realizar o ELIS, com certeza a abertura cultural cumpriu esse papel. Para começar o evento, tivemos a apresentação do duo catarinense A corda em Si, formado pelo casal Fernanda Rosa e Mateus Costa, onde apenas utilizam a voz e contrabaixo acústico em suas performances.

Após as boas-vindas da casa e dos organizadores, demos início a nossa programação com o primeiro painel do evento: Iniciativas de Inovação na América Latina.

Rafa Poço conduziu essa conversa com os feras Leandro Devegili, Freddy Zapata e Oscar Garcia, falando, respectivamente, sobre suas experiências com a Operação Serenata do Amor, a criação do ELIS e a inovadora Universidade de Guadalajara/MX.

O dia seguiu, então, com as mesas de conversa, onde cada mesa era composta pelos trabalhos selecionados na convocatória do ELIS 2018. Inovar no setor público não é tarefa fácil, mas quando percebemos que não estamos sozinhos – muito pelo contrário – e que existem tantas iniciativas boas espalhadas na América Latina certamente nos sentimos mais seguros.

Assim como foi a abertura, não poderíamos terminar o dia de outra forma. Tivemos uma apresentação cultural incrível do grupo Cores de Aidê, que resgatou nossa brasilidade em uma performance emocionante.

Um dia fechado com pôr-do-sol, música e muita conversa boa.

A responsabilidade do dia seguinte

Sentimos. O primeiro dia do ELIS tinha sido um sucesso. Satisfação e muito orgulho no peito definiam o que era nosso sentimento. Mas, também, a responsabilidade de entregar um dia tão bonito como foi o primeiro.

Começamos nosso segundo dia com o case de inovação Integrity Idol, iniciativa do Accountability Lab, e com o case de inovação econômica de Mendoza, do Governo da Argentina.

Contamos ainda com um painel de Laboratórios de Inovação no Setor Público composto pelos iJUSPLab (da JFSP), LAB.Ges (do Governo do Espírito Santo) e HubSSP (da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina).

Em seguida, tivemos o que, provavelmente, foi um dos acontecimentos mais marcantes do evento. Desde que idealizamos o ELIS, pensamos em ideias de como engajar a comunidade com o tema, como incluí-los em um diálogo que tanto necessita de sua participação.

E, felizmente, tivemos a honra de convidar o projeto ESAG Kids, comandando pelo professor Eduardo Jara, a apresentar seu case no evento.

Não somente entendemos mais sobre o projeto, como também tivemos a oportunidade de ouvir diretamente dos jovens e crianças o que eles esperam de um governo inovador.

Por fim, recebemos ao palco a delegação de Rancágua, Chile, para apresentar sua perspectiva no que tange o tema da inovação social no setor público, e quais suas contribuições para a difusão desse assunto.

Nunca acaba quando termina

Encerramos o evento compreendendo qual o papel que o Chile tem no assunto e sua posição à frente de tantos países latino-americanos no que concerne à inovação social no setor público.

Não por menos.

Entender essa visão foi fundamental, afinal, é para lá que o ELIS 2019 se desloca. Tivemos a imensa felicidade de passarmos o ”bastão” do ELIS para nossos queridos hermanos chilenos.

Desejamos todo o sucesso a essa delegação que, desde já, se mostra altamente empenhada e comprometida em entregar um evento de excelência. E é pra lá que nós vamos.

Não poderíamos falar do ELIS 2018 e não agradecer a todos que o tornaram possível. Agradecemos imensamente aos organizadores do Observatório de Inovação Social de Florianópolis, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina e do Social Good Brasil.

Aos patrocinadores do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, da Softplan, da Fundação BMW, da FAPESC e do ICI – Fórum de Negócios de Impacto e Finanças Sociais.

Nos vemos no Chile!

Veja aqui as fotos oficiais do evento.

WeGov

A WeGov atua, desde 2015 com serviços inovadores para o setor público. Confira nosso portfólio e agende um cafezinho conosco para saber mais!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

@

Não ativo recentemente