Pular para a barra de ferramentas

A WeGov e os ODS

O ano de 2015 foi um marco muito importante para as relações entre os países, e apresentou uma oportunidade sem precedentes para uma decisão conjunta sobre os possíveis caminhos a se seguir. O resultado disto foi a adoção da nova agenda de desenvolvimento sustentável ao redor de um acordo global sobre a mudança climática, cuja conquista só será possível pelo alcance dos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), via ação conjunta da ONU, dos governos e da sociedade civil. Estudando o tema, relacionamos o trabalho da WeGov com dois desses ODS, e essa matéria é pra falar sobre isso!

A ideia inicial de mudar a agenda em 2015 se baseou nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Os ODM foram estabelecidos no ano 2000 e incluem oito objetivos de combate à pobreza a ser alcançados até o final de 2015, os quais fizeram uma verdadeira diferença na vida das pessoas, atingindo a maioria dos países. A ONU, trabalhando junto aos governos e à sociedade civil, utilizaram deste impulso para levar à frente a nova agenda de desenvolvimento.

A agenda reflete os novos desafios de desenvolvimento e está ligada ao resultado da Rio+20 – a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável – que foi realizada em junho de 2012 no Rio de Janeiro. Baseado na experiência de desenvolvimento e a partir de contribuições obtidas por um processo aberto e inclusivo, o relatório ‘O Caminho para a Dignidade em 2030’, elaborado pelo o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, apresentou um mapa com o objetivo de alcançar a dignidade nos próximos 15 anos.

A agenda de 2030 conta com 17 ODS distribuídas ao redor dos mais diversos temas que atingem a comunidade global. Pesquisando sobre elas, a WeGov ligou seus objetivos com dois deles, identificando nosso trabalho como concordante com os objetivos buscados pelas Nações Unidas. Vamos conferir quais são!

Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Dentro deste objetivo, encontram-se discriminadas as buscas por desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes, em busca de garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis para fortalecer as instituições nacionais relevantes. E ainda, este objetivo é um possível caminho para ampliar e fortalecer a participação dos países em desenvolvimento nas instituições de governança global.

As três principais premissas da WeGov são: empoderar os agentes públicos; iluminar ideias e ações que possam ser replicadas; e promover a aproximação interinstitucional entre agentes públicos das três esferas e dos três poderes. A busca por estas premissas faz com que o trabalho que desenvolvemos resulte em um setor público mais eficaz, responsável e participativo, cuja inovação vai partir do próprio servidor que, empoderado, é capaz de fortalecer suas Instituições e caminhar passo a passo para uma área pública brasileira melhor e exemplar aos demais países em desenvolvimento.

Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Encapsulados neste objetivo, estão a vontade de se melhorar o acesso à inovação, e aumentar o compartilhamento de conhecimentos inclusive por meio de uma melhor coordenação entre os mecanismos existentes, buscando-se incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil eficazes!

Para a WeGov, muito mais do que inovação, queremos criar inovadores, e isso já diz muito! Levar a inovação para o setor público é aumentar o acesso do servidor à ela, e gerar impactos capilarizados para a sociedade civil. Isso só é possível pela melhora do acesso à inovação, e principalmente pelo compartilhamento de conhecimentos. Nossa intenção é criar espaços para parcerias interinstitucionais, para que através da replicação dos impactos positivos, o Brasil possa se tornar cada vez mais inclusivo, inovador e otimista na construção do governo do futuro.


Acompanhe

Quer saber mais sobre o que a WeGov está fazendo? Então siga a gente nas nossas redes sociais e fique por dentro!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

@

Não ativo recentemente