Pular para a barra de ferramentas

WeGov na UDESC

Na quinta-feira (28/10), o primeiro artigo acadêmico a respeito da WeGov foi apresentado na disciplina de Gestão de Inovação, pertencente ao Programa de Mestrado Profissional de Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Para tal, as autoras do trabalho – Camila Tirolli e Mariana Ribeiro – entrevistaram o Diretor Executivo da empresa, André Tamura, de modo a explorar as contribuições da WeGov para a inovação e aprendizagem em governo.

WeGov – Espaço de Aprendizado em Governo

A busca por formas mais eficientes de provimento de bens e serviços públicos têm provocado novas formas de interação do setor público, setor privado, academia e sociedade a partir do compartilhamento de responsabilidades e valores. Porém, o campo de pesquisas acadêmicas sobre a coprodução da inovação no setor público ainda é incipiente. Portanto, este artigo apresenta-se como uma pesquisa qualitativa que, por meio do estudo de caso sobre a empresa WeGov, pretendeu apresentar um exemplo de coprodução neste sentido.

Apesar da inovação nesta esfera enfrentar inúmeras barreiras sistêmicas e comportamentais, concluiu-se que espaços de colaboração e aprendizado em governo, a exemplo da WeGov, podem ser iniciativas que venham a catalisar as inovações por meio de:

oxigenação das ideias e estímulo à criatividade;

difusão de inovações a partir de um espaço de aprendizagem e compartilhamento de conhecimento;

direcionamento dos servidores públicos para um governo empreendedor, orientado ao cliente e descentralizado;

exposição de ferramentas de gestão inovadoras como meio para aproximar os servidores das demandas dos usuários (sociedade).

Aos servidores públicos faltam estímulos à criar, interagir com os usuários dos serviços, compartilhar conhecimentos e colaborar com múltiplos atores. Estes “grandes pequenos” estímulos têm sido o papel da WeGov desde o seu nascimento, carregados com nuances de responsabilidade e de leveza ao mesmo tempo.

Faça o download do artigo >>

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

@

Não ativo recentemente