Pular para a barra de ferramentas

Tecnologia social e participação cívica

Fazer previsões é sempre uma tarefa difícil, prefiro dizer que tenho opiniões. Vou descrever algumas estradas que podemos percorrer em 2016, sem detalhar exatamente a velocidade, os meios de transporte ou os inevitáveis choques do percurso.

Inspirado pela pergunta de Ana Neves , que está elaborando um texto com previsões para 2016, e também pela leitura do livro de Philip Tetlock e Dan Gardner, resolvi dar meus “pitacos” sobre o que esperar da tecnologia social e participação cívica (civic tech).

Vou interpretar Civic Tech sem apego demasiado à semântica, mas em sentido amplo como qualquer tecnologia que é usada para capacitar os cidadãos ou ajudar a tornar o governo mais acessível, eficiente e eficaz.

Tendências

Maior quantidade de investimentos: Grandes corporações e fundações, antes concentradas em soluções de mercado, vão apoiar e financiar cada vez mais soluções de interesse público e negócios de impacto social.

Civic Tech como parte modelo de negócio de empresas privadas: Novos “Ubers” e “AirBnBs” devem surgir em outros segmentos de mercado (ex: bancos, varejo), aproveitando a onda da economia compartilhada (sharing economy).

Uso intensivo de redes sociais digitais para participação cívica nas eleições municipais brasileiras: Pela primeira vez o pleito da esfera municipal fará uso de meios digitais consolidados e de fácil acesso para promover o engajamento e co-produzir planos de governo e mandatos mais participativos. Uma oportunidade e tanto.

Participação cívica, tecnologias e inovação como pauta consolidada de diversas instituições públicas e privadas.

Popularização e expansão de iniciativas como o Pitch Gov, do Governo do Estado de São Paulo.

Projetos envolvendo diversos agentes de diversos setores para solução de problemas específicos: Laboratórios de Solução de Problemas.

Acredito que esses são macro pontos principais que consigo visualizar para o curto prazo. Caminhos possíveis de serem seguidos, e que possamos avançar ainda mais este ano. Podemos explorar cada um deles nos comentários e em conversas futuras.

Tenha um excelente ano!

Comments

  1. ARY FILLER

    PARABÉNS ANDRÉ , PELA SUA DEDICAÇÃO CONCRETA NA ATUALIDADE , ASSIM COMO SUAS PREVISÕES SOBRE AS FUTURAS TENDÊNCIAS . NO GERAL , EU CONCORDO COM SUAS VISÕES , MAS APENAS PARA O MUNDO DESENVOLVIDO , AINDA NÃO PARA O NOSSO ” PRECÁRIO E RÚSTICO BRASIL” ……….. INFELIZMENTE!!

    É QUE CONHECENDO NOSSA ATUAL FASE , DE CRISE ABSOLUTA NA ÉTICA E NA MORAL , ONDE A ” LEI DE GERSON ” IMPERA ABSOLUTA , ONDE AS MILHARES DE GANGUES , PATOTAS , QUADRILHAS E MÁFIAS , ESPALHADAS POR TODAS AS ESFERAS DE GOVERNO , EM TODOS OS ESTADOS E TODOS OS MUNICÍPIOS DO PAÍS , IMPÕE O SEU PADRÃO “CADA UM POR SI” ; FICA MUITO DISTANTE , QUASE IRREAL E UTÓPICO SE FALAR EM ALGO QUE ESTEJA PRÓXIMO A UMA SITUAÇÃO DE SE ” CO-PRODUZIR PLANOS DE GOVERNO ” …..

    SE BEM QUE O PAÍS TAMBÉM É A TERRA DOS CONTRASTES , E DAS ” ILHAS DE EXCELÊNCIA “, PORTANTO EU NÃO DUVIDO QUE APAREÇAM MEIA DÚZIA DE PREFEITURAS OU SECRETARIAS , TENTANDO SE MODERNIZAR , SER TRANSPARENTE , COM MODERNOS SISTEMAS DE COGESTÃO E COPARTICIPAÇÃO .

    MAS , SERÃO EXCESSÕES QUE SÓ COMPROVARÃO A REGRA , JÁ QUE AS OUTRAS 5.000 E POUCAS PREFEITURAS CONTINUARÃO A SER ABSOLUTAMENTE CORROMPIDAS !!!

    ADMIRO MUITO A INICIATIVA DO ” PITCHGOV SP “, E CONFORME O SEU RESULTADO SEJA BOM E VIÁVEL, CREIO QUE ESSE “VÍRUS BENÉFICO DA EFICIÊNCIA” POSSA ACABAR SE ESPALHANDO RAPIDAMENTE PARA OUTROS ESTADOS , E OUTROS ÓRGÃOS DE GOVERNO .

    QUANTO ÀS ELEIÇÕES , EM TERMOS DE PARTICIPAÇÃO CÍVICA , CREIO QUE AINDA NÃO ESTAMOS NUM PATAMAR PRÓXIMO AO ” PODEMOS ” DA ESPANHA . PODE SER QUE ALGO SEMELHANTE OCORRA POR AQUI , TALVEZ EM DEZ ANOS……..

    “WEGOV” AINDA É UMA UTOPIA , NA TERRA DO “IGOV”

    COMO DIZIA SABIAMENTE UM PERSONAGEM DO CHICO ANÍSIO , POR AQUI AINDA IMPERA A MÁXIMA DO ” O POVO QUE SE EXPLODA…..” , PARA NÃO USAR AQUELA OUTRA EXPRESSÃO !!

    TALVEZ , POR ISSO MESMO O TEU TRABALHO SEJA TÃO NECESSÁRIO E TÃO IMPORTANTE !!!

    ABRAÇOS,
    ARY FILLER

    1. André Tamura

      Obrigado pelo comentário @@aryfiller:disqus, temos muito trabalho pela frente!

      Claro que podemos observar diferenças ultrajantes dependendo do contexto analisado, alguns municípios sequer possuem acesso à internet. Há um descompasso institucional (e também individual) sobre as possibilidades de ações para solucionar problemas complexos.

      As instituições (e os indivíduos) ultrapassadas vão coexistir com as instituições do futuro, com pessoas abertas e atentas as mudanças.

  2. Eduardo Castro

    Olá, André! Atualmente estou trabalhando como Gerente de Empreendedorismo na Secretaria Adjunta do Trabalho do Distrito Federal e uma das nossas ações para o ano seguinte é justamente um PitchGov, como fez o pessoal da Secretaria de Inovações e Parceiras do Estado de São Paulo que tive o imenso prazer de conhecer! Conhece outros Estados que tem se preparado para um PitchGov? Seria ótimo unirmos forças!

    Faz pouco tempo que comecei a estudar sobre Empreendedorismo Social e realmente essa aproximação entre grandes corporações com o governo e o incentivo de negócios de impacto social parecem uma grande tendência, eu fiquei encantado com o conceito dos “Social Impact Bonds”/Títulos de Impacto Social, aqui no GDF temos estudado bastante sobre o Banco de Inovação Social de Portugal e iniciativas parecidas. Você conhece alguma outra iniciativa ou pessoas engajadas nessa área? Eu adoraria conhecer para trocarmos idéias!

    Também me pergunto muito como podemos utilizar a participação social e as redes sociais aqui para construirmos projetos junto com a população. Acredito muito no potencial, acho que é uma das nossas obrigações como Estado mas ainda me parece um caminho confuso e não sei bem como trilharmos.

    Adorei o texto e adoro o conteúdo da WeGov! Obrigado! São iniciativas como a de vocês que me dão esperança de me manter no serviço público, é bom saber que não estamos sozinhos nessa jornada de um “Empreendedor Público” e que tenho muitas referências de pessoas muito mais experientes e capacitadas para que eu possa me espelhar e aprender muito, ainda estou no comecinho!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

@

Não ativo recentemente