Pular para a barra de ferramentas

Redes WeGov: conexão, cumplicidade e confiança

O Redes WeGov é um evento anual de Comunicação e Tecnologia no Setor Público que acontece desde 2012. Para quem já acompanha a trajetória do evento, nenhuma novidade. Sempre me lembro da Gabi Tamura, diretora da WeGov, falando como a primeira edição do evento foi um fracasso de sucesso:

Fracasso, pois não consegui chegar ao objetivo de saber mais sobre como lidar com a comunicação pública digital. Sucesso pois foi a partir de então que começamos a construir nossa comunidade que hoje já conta com quase cinco mil “Social Media Gov” – termo criado por nós da WeGov para nomear estes novos profissionais que surgiram em decorrência da era virtual”.

De lá pra cá o evento foi tomando corpo, ampliando a comunidade e se tornando um dos eventos mais esperados do ano para o setor público. Não é a toa que quando fui incumbida da tarefa de coordenar a 8ª edição do Redes WeGov eu tenha sentido o peso da responsabilidade.

Em 2012, mesmo ano da 1ª edição do evento, eu estava decidindo em qual curso/faculdade ingressar. Comunicação e Setor Público eram temas distantes de mim. Até eu entrar na WeGov, em Agosto de 2017, eu nunca havia tido contato com o Redes e com qualquer integrante da comunidade.

Eu no Redes

Foi somente em 2018, já na 7ª edição do Redes, que eu entendi o que, de fato, o evento era sobre: conexão, cumplicidade e confiança. Os grandes nomes da comunicação no setor público, as dinâmicas de interação, os temas e conteúdos eram o essencial. Mas foi na conexão entre os participantes, na cumplicidade entre os Social Media Govers de compartilhar experiências entre si e na atmosfera de confiança que pairava no ar que eu entendi o quão especial é o Redes WeGov.

Despertar todos esses sentimentos não era tarefa fácil. E, de fato, não foi. Nós sabíamos que 2019 deveria ser uma edição de peso, que todo esse ambiente de confiança precisava ser criado novamente, dadas as circunstâncias da comunicação pública no Brasil.

Redes WeGov conexão
Ana Guerrini, da 99, falando sobre políticas públicas

E posso afirmar, seguramente, de que entregamos a melhor edição do Redes WeGov. O André, diretor da WeGov, brincou que conseguimos falar sobre política, futebol, religião e gênero e continuarmos todos amigos. Mas isso de nada foi uma brincadeira. De fato trouxemos esses temas de uma forma importante e relevante para o debate hoje em dia. Pessoalmente falando, aprendi muito nesses dois dias. Quem diria que no mesmo evento eu ouviria sobre o clube Chapecoense, sobre comunicação feminista, sobre o Papa e sobre as eleições de 2018?! E tudo isso conectado a um mesmo propósito: transformar a comunicação pública brasileira.

Os grandes nomes da comunicação no setor público que palestraram, as dinâmicas interativas, os temas e conteúdos foram extremamente relevantes para facilitar e inspirar o trabalho de comunicadores públicos – e o meu trabalho! – no Brasil. Isso, por si só, já teria tornado deste evento a melhor de suas edições.

Mas foi a conexão entre os participantes com os palestrantes, a cumplicidade entre todos de falar abertamente e a confiança de que todos estavam ali por um objetivo em comum que elevou o Redes WeGov a um nível mais que especial. E que deixou, em mim, uma marca inesquecível.

Obrigada a todos e todas que estiveram conosco, compartilhando essa experiência, nos dias 25 e 26 de abril de 2019, em Florianópolis <3

Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

@

Não ativo recentemente