Pular para a barra de ferramentas

Design Thinking – HubGov 2018

Que a programação do HubGov 2018 está incrível todo mundo já sabe. Mas o que não sabíamos era o quão incrível seria a realização da nossa primeira oficina do Programa, a Oficina Design Thinking! E como a palavra do momento é ‘simultâneo’, a atividade ocorreu ao mesmo tempo em dois Estados, Santa Catarina e Goiás, nos dias 27 e 28 de março. Vem conferir como foi!

Santa Catarina

Em Santa Catarina, foi facilitada pela nossa querida WeGover Mônica Renneberg, que, com muita criatividade e energia, envolveu os participantes de corpo e alma na oficina!

Para começar o dia, aconteceu uma ‘Dinâmica Quebra-Gelo’, a fim de explorar os participantes que estavam vindo de outros Estados. Para finalizarem as dinâmicas, separados em times interinstitucionais, foram preparadas e apresentadas performances criativas, e os participantes ficaram realmente conectados. Mônica ressaltou que o objetivo da oficina é fazer com que as pessoas pensem sobre o Design, visando desenvolver as competências necessárias para pensar como um verdadeiro designer. Nesta parte, foram exploradas as competências para inovação, para que, em seguida, os participantes estivessem com mentes abertas para as próximas etapas da oficina: ideação, prototipação e implementação.

A primeira oficina do Programa contou com muito trabalho, interação e engajamento dos participantes com o Design Thinking, com a WeGov e com os demais colegas, para assim construírem resultados a serem levados para seus futuros pessoais e profissionais!

“A Oficina foi bem esclarecedora, apresentou a teoria de Design Thinking e motivou a jornada no HubGov 2018. Conhecemos as etapas que precisaremos cumprir, mas o resultado final será uma grande surpresa para todos os envolvidos”. (HubGover Leonardo de Sales Marques)

 

Goiás

Com 32 hubgovers a Oficina de Design Thinking em Goiás começou com a sala na sua lotação quase máxima e ministrada pelo facilitador Lincon Shigaki. A turma foi mista, com vários participantes do HubGov de Goiás, de outros Estados e também de alguns mentores!

Depois das dinâmicas, houve uma introdução do que é afinal o Design Thinking, seguida de suas abordagens e etapas, com vídeos e exemplos de soluções aplicadas ao setor públicos aliadas à fala do facilitador.

Nos intervalos dos dias de oficina, se ouviam várias conversas do entendimento do conteúdo relacionados aos desafios das suas Instituições. Houve o momento ao fim do segundo dia, onde todos os grupos presentes falaram seus desafios no programa e os colegas puderam opinar sobre eles. Além de ideias de soluções, essa roda de conversa demonstrou uma rede de apoio entre as Instituições presentes, principalmente nas trocas de informações e dados que poderiam solucionar os desafios dos colegas!


Quer saber mais sobre o Programa?

Estamos fazendo a cobertura simultânea do HubGov 2018 nos quatro Estados. Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para saber tudo que está acontecendo no HubGov!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

@

Não ativo recentemente