Pular para a barra de ferramentas

Maturidade para inovar no setor público

Você com certeza já ouviu falar de que inovar no setor público é um desafio complexo, quase que impossível, certo? Há alguns anos, esse discurso era amplamente disseminado.

Hoje, não se pode falar em inovação sem o setor público. Mas, mesmo que a inovação já seja uma realidade dentro dos órgãos públicos, sabemos que eles se encontram em diferentes níveis de maturidade para inovar.

Por isso, a WeGov criou um instrumento de coleta de dados que vai ajudar as instituições públicas a diagnosticar a sua situação atual no contexto de inovação e a entender qual o seu nível de maturidade para inovar. Não deixe de acompanhar o post!

Maturidade para Inovar

Aqui na WeGov, entendemos que a inovação no setor público não acontece de forma pontual, ela demanda ações sistêmicas baseadas em quatro pilares principais: pessoas, conhecimento, estratégia e cultura. Cada um desses pilares se divide em subdimensões estratégicas que compõem o sistema das instituições públicas:

Maturidade para inovar

Com base nesses quatro pilares, podemos identificar onde estão as forças e fraquezas da instituição pública para inovar e potencializar os processos de aprendizagem de forma mais assertiva.

Por isso, desenvolvemos uma pesquisa a ser aplicada com as instituições públicas que desejam compreender sua maturidade para inovar.

A pesquisa de maturidade e os níveis para inovar

A pesquisa de maturidade é um instrumento de coleta de dados que vai ajudar as instituições públicas a diagnosticar em qual nível de maturidade para inovar elas se encontram. Mas, mais do que isso, a pesquisa possibilita criarmos uma radiografia do serviço público brasileiro no contexto da inovação.

São 26 perguntas de acordo com os pilares que comentamos anteriormente, que devem ser respondidas pelos servidores públicos interessados em saber em qual nível de maturidade para inovar se encontra a sua instituição. Os níveis são:

maturidade para inovar

Saber em qual nível para inovar a sua instituição se encontra não aponta apenas para o contexto da inovação, mas também permite uma visualização dos pilares que a instituição tem maior déficit.

Bom, se você chegou até aqui, provavelmente você está interessado em descobrir qual o nível de maturidade para inovar da sua instituição, certo? Para facilitar o processo, nós criamos alguns caminhos que podem ajudar a sua instituição a entender os níveis de maturidade e a subir na escala. São dois passos simples:

Passo 1: Responda a Pesquisa de maturidade
A pesquisa é dividida em 26 questões, com as respostas em escala de 01 a 05. Você levará aproximadamente 20 minutos para responder, e em alguns dias daremos um feedback com sugestões de caminhos a seguir.

Separe esses minutinhos do seu dia, faça um cafezinho e responda com calma e sinceridade. Para ter respostas mais imparciais, recomendamos que pelo menos 3 pessoas da sua instituição respondam – mas se não for possível, tudo bem!

Acesse a pesquisa aqui

Passo 2: Crie um plano de ação com base no nível de maturidade
Nosso intuito é fazer com que as instituições tenham acesso à métodos e ferramentas necessários para subir na escala de maturidade para inovar. Sabemos que trilhar esse caminho sozinho não é fácil, por isso criamos um encontro para compartilhar esses resultados, e ele se chama: Escala GP – Gestão Pública.

O Escala GP é um encontro pensado para reunir as instituições públicas que responderem a pesquisa a fim de gerar impactos positivos no compartilhamento de experiências. O encontro acontecerá no dia 18 de junho, em Florianópolis/SC e será gratuito para todas as instituições que responderem a pesquisa de maturidade.

A programação irá abordar:

  • Os resultados da Pesquisa;
  • Compartilhamento de experiências entre as instituições e;
  • uma oficina para construir um Plano de Ação com o intuito de subir na escala de maturidade para inovar.

As inscrições para o encontro já estão abertas e você pode se inscrever aqui (lembrando que responder a pesquisa é um pré-requisito para participar).

Resumindo, caso você queira uma experiência completa para entender em qual nível de maturidade para inovar a sua instituição se encontra, basta (1) responder a pesquisa de maturidade e (2) participar do encontro Escala GP.

Ficou com alguma dúvida? Estamos totalmente à disposição para ajudar no que for preciso ter você nesse movimento de inovação no setor público. Envie um email para leonardo@wegov.net.br caso queira obter mais informações :)


Fique por dentro

Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro de todos os conteúdos de inovação no setor público!

Comments

  1. Eder Roballo

    Excelente… tenho grande interesse no conteúdo
    #ATER4_0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

@

Não ativo recentemente