Pular para a barra de ferramentas

Módulo I – HubGov 2018

Depois da inspiração deixada pela abertura do HubGov, no dia 1 deste mês, chegou a hora de começarem os trabalhos! O módulo I do Programa HubGov 2018 | Governo do Futuro, a etapa chamada Imersão, ocorreu em dois dias. No primeiro dia, buscou unir as equipes para colocar ‘os pingos nos is’, de maneira a alinhar pensamentos, expectativas e ideias ao redor do desafio que tentarão solucionar ao longo do Programa.

O segundo dia contou com o ‘The Problem’, dinâmica criativa criada pela WeGov à semelhança do ‘The Voice’, onde cada equipe pôde apresentar seu desafio à um mentor, figuras incríveis de diversas expertises que irão auxiliar as equipes à encurtar caminhos rumo à solução de seus desafios.

Abaixo você acompanha como foi essa etapa em cada um dos quatro Estados!

Santa Catarina

No lar da WeGov, o Módulo I começou a todo vapor com representantes de todas as equipes participantes do programa. Para iniciarmos essa etapa de imersão no desafio institucional, os facilitadores Lincon Shigaki e Gabriela Tamura sensibilizaram as equipes à inovação em governo através de conceitos-chave como o Design Thinking, Design Service e habilidades de colaboração e empatia.

Para auxiliar as equipes na delimitação e definição do desafio institucional, contamos com a presença especial de mentores que estarão com as equipes durante toda a jornada do programa. São eles Diocalisto Breis (Softplan), Rhuan Bittencourt (CREA-SC e Hubgover 2017), Tenente-Coronel Jorge Tasca (Polícia Militar de Santa Catarina e Hubgover 2017) e Vanessa Monteiro (Softplan). Essa etapa, que marcou o segundo dia de Imersão, foi crucial para guiar as equipes na direção a sua proposta de solução.

Distrito Federal

Com os times mais cientes da realidade que enfrentarão ao longo dos próximos meses, o módulo I começou animado na Universidade dos Correios nos dias 5 e  6 de março. No primeiro dia, os participantes se familiarizaram com o tema “inovação no setor público”. Alguns tiveram contato pela primeira vez com os conceitos de Service Design Doing e entenderam na prática a importância da empatia para as tarefas que realizarão até a conclusão do HubGov.

O “The Problem” gerou descontração, mas também os fez perceber a importância de se estabelecer de forma mais objetiva o desafio e possibilitou um engajamento dos times junto aos seus mentores Alvimar De Sousa Bispo (Correios); Ana Carolina De Freitas Alves (Correios); Claudia Cristina Rodrigues Santos (Correios); Cristina Fogaça (Softplan), Luiz Felipe Sousa (Calango Hacker/Anvisa); Moniamar Hoffmeister (Correios); e Coronel Paulo Sousa (Exército Brasileiro).

Goiás

O Módulo I do programa em Goiás começou com muita energia e disposição de todos no TCE de Goiás nos dias 8 e 9 de março. Para engajar os hubgovers nas atividades e para perceberem que não estão sozinhos como agentes de mudança, houve uma dinâmica de empatia, onde foram compartilhadas por todos a esperança e a vontade de mudar o serviço público do Brasil para melhor!

Durante dois dias de muito trabalho, os grupos puderam afunilar, discutir e definir quais eram os desafios dos seus órgãos. Mostraram-se bem otimistas e empoderados para os próximos módulos, acreditando no processo e na metodologia percorridos até agora. No dia seguinte, a escolha dos mentores deixou a todos empolgados! Daniela Metello (ENAP); Fabiana Ruas (TCU) e Rafael Lessa (Softplan) serão o time de mentores que tornará o processo mais produtivo ainda.

São Paulo

Nos dias 5 e 6 de março, no Innovation Lab da FIAP, mais de 30 servidores públicos das 7 instituições participantes do programa em São Paulo puderam iniciar a capacitação. As equipes tiveram um alinhamento de conceitos sobre Inovação no Setor Público, puderam conhecer em mais detalhes a metodologia proposta pelo programa e, principalmente, puderam elaborar o desafio/problema que a será enfrentado.

No segundo dia, houve o encontro dos 4 mentores com as equipes. Os mentores, Alexandre Pereira (Softplan-UNGP); Danilo Campos (Softplan-UNJ); Flávio Pripas (Cubo); e Vítor de Fazio (Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia – Prefeitura de São Paulo), ficaram muito empolgados com os desafios e se mostraram bastante comprometidos com o auxílio de suas equipes.


Acompanhe

Estamos fazendo a cobertura simultânea do HubGov 2018 nos quatro Estados. Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para saber tudo que está acontecendo no Programa!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

@

Não ativo recentemente