Pular para a barra de ferramentas

Laboratórios de Inovação em Governo

Fomos pioneiros. Criamos e realizamos a primeira turma de Laboratórios de Inovação em Governo, para orientar a criação e operação de novos laboratórios em instituições públicas.

Laboratórios de Inovação em Governo, na prática, já tem 100 anos. Não são uma ideia nova, mas são extremamente importantes atualmente para que sejam criadas oportunidades para resolver problemas complexos de forma colaborativa e experimental, juntando governo, academia, cidadãos e empresas na concepção de soluções de interesse público mais efetivas.

Criando o futuro

Participaram da oficina servidores da Assembleia Legislativa de Santa Catarina,  dos Correios, do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados, da Epagri, do Ministério Público Federal, da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, da Polícia Militar de Santa Catarina, da UDESC, e da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, de São Paulo.

Parte da oficina foi facilitada por Alvaro Gregorio, que, entre outras coisas, participou da criação do primeiro laboratório de inovação em governo do país, o iGovLab, do Governo de São Paulo. Alvaro falou sobre legislação, espaço físico, foco temático do laboratório, parcerias, governança.  A segunda parte da oficina foi facilitada pela equipe da WeGov, que ensinou algumas metodologias e ferramentas para a formação dos laboratoristas, e também para a construção do plano de comunicação dos laboratórios dentro da instituição.

Foram dias de capacitação muito ricos e que proporcionaram um compartilhamento de experiências e geração de insights valiosos para os participantes. Mas melhor do que nós falarmos como foi a experiência, é poder ler alguns dos feedbacks dados por eles.

“Foi um período de reflexão e uma oportunidade de conhecer outras experiências de Laboratórios, em esferas, poderes, contextos, órgãos bem distintos.”
Pedro Brandão, Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados

Além do excelente conteudo apresentado, gostei da oportunidade de conhecer a experiência dos demais órgãos na implantação de laboratórios.”
Renato Deggau, Epagri

Oficina de Laboratório de Inovação em Governo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

@

Não ativo recentemente