Pular para a barra de ferramentas

Geórgia: um exemplo de serviço público

Nathália Rorato, colaboradora da WeGov, viajou para a Geórgia e compartilhou sua experiência com o serviço público por lá. Nós ficamos chocados! Não deixe de ler :)

Conhecendo a Geórgia

Você já ouviu falar da Geórgia? Esse pequeno país entre a Rússia e a Turquia com pouco mais de 3,5 milhões de habitantes sofreu grandes crises nos últimos anos: sua economia impactada com o fim da União Soviética e conflitos que tiveram como consequência a perda do controle de duas partes do seu território. No entanto, adotou como medida de fortalecimento político e econômico diversas iniciativas de modernização, que podem ser inclusives visualizadas arquitetonicamente ao se visitar a sua capital, Tbilisi.

Em uma viagem de estudos tive a oportunidade de conhecer e me impressionar com esse país que mal conhecia. E dentre diversas descobertas, uma incrível inovação governamental! Um dos prédios que mais chama atenção ao se passear pelo centro da cidade, em uma grande estrutura que lembra cogumelos, é um dos casos mais emblemáticos que conheci.

O Public Service Hall (Hall de Serviços Públicos) criado em 2011, é nada mais nada menos que um prédio onde mais de 400 serviços são oferecidos em um único lugar a todos os cidadãos. Assim a estrutura reúne os mais diversos serviços governamentais, como o Registro Civil e Nacional. Outros exemplos são o Banco Nacional da Geórgia, o Ministério de Energia e de Justiça, e algumas empresas privadas (como de seguros, por exemplo).

A iniciativa ganhou o Prêmio de Serviço Público da ONU em 2012 e serviu de exemplo para alguns vizinhos, como a Ucrânia e o Azerbaijão. Além disso, o projeto não se resume apenas a capital, estando presente em mais de 40 cidades. Atendendo mais de 10 mil pessoas por dia, o tempo de espera do cidadão é de no máximo 8 minutos. Isso se deve a seus serviços automatizados que nos foram mostrados com muito orgulho pelas atendentes.

Geórgia

Um documento pode ser emitido no tempo de 1 hora, por exemplo. Alguns outros serviços que me surpreenderam foi um drive-thru (igual quando compramos fast-food no carro) para a retirada de documentos, uma área para as criança, e um local para realização de casamentos – além de um espaço café com uma atendente ‘móvel’ para que você possa fazer o seu requerimento caso queira esperar tomando um espresso.

Geórgia

Geórgia

Explorar o mundo é uma excelente forma de aprendermos com a experiência de outros países, a centralização de serviços públicos é um debate que deve ser levantado e reflexo nítido de inovação no setor público. Lugares que pouco conhecemos podem se tornar nossos exemplos! Que o governo único para cidadão único vire realidade também para todos os brasileiros.


Compartilhe conosco

Se você conhece algum outro exemplo de inovação no setor público, compartilha com a gente nos comentários!

Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

@

Não ativo recentemente