Pular para a barra de ferramentas

Caso de sucesso: Emendas participativas 2017

Em um post anterior, comentamos sobre os grandes vencedores do prêmio Redes WeGov. Para conhecermos mais sobre cada um desses cases, convidamos a jornalista Naara Normande, uma das envolvidas no projeto – para nos contar sobre o grande vencedor do prêmio: o projeto Emendas Participativas 2017 do Deputado Federal JHC de Alagoas.

Conheça o Emendas Participativas 2017

Texto escrito por Naara Normande

Aproximar as pessoas e torná-las protagonistas da esfera legislativa federal. Esse foi o grande objetivo do projeto Emendas Participativas, uma plataforma de votação online para que a população de Alagoas decidisse o destino das emendas parlamentares de um Deputado Federal no estado.

O projeto rompeu com os vícios tradicionais da destinação de emendas e colocou a decisão para os cidadãos, afinal, ninguém melhor que as pessoas para decidirem quais as maiores dificuldades enfrentadas nos serviços públicos de suas cidades.

O primeiro desafio foi sensibilizar o parlamentar e a equipe sobre a relevância desse projeto. Essa abertura de espaço para decisão coletiva de R$ 2 milhões envolveu uma mudança no ecossistema e causou estranhamento em muita gente acostumada com as articulações políticas na destinação desses recursos.

O segundo e maior desafio foi fazer com que os alagoanos acreditassem no projeto e entendessem que a quantidade de votos nas áreas (saúde, infraestrutura, esporte e infância), ações e cidades seriam os únicos elementos definidores para a destinação dos recursos.

Em resumo, que o poder estava nas mãos da população e não exclusivamente do político. Há uma enorme descrença no processo político e, por isso, nossa comunicação apostou todas as fichas no Engajamento. Mobilizamos pessoas que poderiam ser agentes multiplicadores em seus grupos (família, amigos, colegas de trabalho) para dizer “Pode confiar. É uma iniciativa séria” e estimulamos que elas replicassem a ideia. Mesmo com tanta incerteza desse meio, 5.135 alagoanos participaram e deram o voto de confiança ao projeto.

Fique por dentro

Acompanhe nossas redes sociais e conheça outros projetos inovadores como este!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

@

Não ativo recentemente