Pular para a barra de ferramentas

Design de Processos – HubGov 2018

Chegou a vez do Distrito Federal receber uma das oficinas incríveis que compõem a programação do Programa HubGov 2018. A Oficina de Design de Processos aconteceu nos dias 16 e 17 de Abril, na Universidade Corporativa dos Correios, em Brasília. Teve a honra de ser ministrada pela nossa diretora de negócios Gabriela Tamura, que conduziu a atividade junto com nosso parceiro Rafael Lessa, da Softplan.  35 participantes de 4 Estados puderam ver na prática como mapear e melhorar os processos dentro de suas Instituições Públicas!

No primeiro dia, a abertura se voltou especialmente a explanar como seria desenvolvida a atividades, e quais os comprometimentos necessários tanto por parte da WeGov, quanto por parte dos participantes. Gabriela aplicou uma dinâmica para deixar o pessoal mais confortável uns com os outros e mais engajados com o propósito do encontro.

Em seguida, Lessa conduziu o mapeamento de processos, falando sobre o que são processos, de onde surgiram e para onde vão, enfocando a importância de ter essa base em mente para a construção de modelos de negócios. A ideia foi também de fazer com que os participantes analisassem como os processos ocorrem e qual sua maturidade dentro das Instituições das quais fazem parte.

Depois do almoço, os participantes tiveram que colocar a mão na massa. Guiados pelos facilitadores, foram apresentados aos ‘fluxos’ e depois disso tiveram a tarde para desenhá-los. O primeiro dia finalizou com a apresentação dos desenhos e escolha dos processos, e com a satisfação dos WeGovers em ver sua criatividade e seu engajamento na prática.

O segundo dia iniciou com a participação surpresa do HubGover Paulo Dias para falar como foi viver o programa na edição 2017. Um encontro casual na hora do almoço durante a oficina e ele já estava pronto para dar algumas dicas para os hubgovers da edição 2018. Clique neste link e assista ao vídeo da fala inspiradora do Paulo!

Lessa continuou as atividades apresentando aos participantes diversas ferramentas a serem utilizadas para facilitar e melhorar a construção de um processo. Para finalizar a Oficina de Design de Processos, aconteceu a análise e o redesenho dos processos, onde os facilitadores auxiliaram o pessoal a repensar ponta a ponta sobre o que o processo está realizando atualmente, e também a encurtar o tempo entre o pedido, a produção e a entrega do serviço ao eliminar fontes de perdas.

Os participantes aprenderam a como melhorar a eficiência de um processo, passo a passo, e saíram da oficina muito engajados em aplicar os aprendizados em suas próprias Instituições!


Quer saber mais sobre o Programa?

Estamos fazendo a cobertura simultânea do HubGov 2018 nos quatro Estados. Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para saber tudo que está acontecendo no HubGov!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

@

Não ativo recentemente