Pular para a barra de ferramentas

5 coisas que você deve saber sobre servidores públicos

Quando falamos em serviços públicos, costumamos pensar nas três grandes áreas: Saúde, Educação e Segurança. Essas atividades fins são compostas essencialmente por médicos, professores e policiais. Mas ser servidor público vai muito além disso.

1. Servidores Públicos trabalham, muito;

Pessoas fantásticas que conheço e trabalham muito, são da esfera pública. Conheço servidores que fazem muito mais do que suas atribuições ‘legais’, eles vão além do ambiente interno. Servidores que estão trasnformando a realidade do Brasil, que se preocupam com a transparência, participação popular no governo, combate à corrupção e que vestem a camisa sendo servidores inspiradores!.

2. Servidores Públicos precisam ser reconhecidos e motivados;

O trabalho é mediador de integração social, seja por seu valor econômico que propicia a subsistência, seja pelo valor simbólico, intervindo na constituição dos modos de vida, com a presença cotidiana e as relações sociais.

Através do trabalho, as pessoas esperam poder experimentar a sensação de que contribuem para a consecução de objetivos sociais e pessoais e de que se está aprimorando como profissional e pessoa. Diversos estudos relacionam depressão à profissão dos servidores públicos. Ser um servidor deixou de ser uma profissão honrosa e passou a ser um malogro, atividade vinculada a não fazer nada e ter uma vida estável.

Se de um lado a sociedade os enxerga com maus olhos, do outro o próprio servidor não encontra estímulos para prestar um serviço público de qualidade, pois são poucas as instituições que possuem ações de recompensa e reconhecimento pelo bom trabalho. Precisamos valorizar e, consequentemente motivar os servidores públicos que trabalham com afinco para o bem da sociedade, desta forma todos ganhamos.

Você já elogiou um servidor público hoje?

3. Servidores Públicos desejam aperfeiçoar o serviço que prestam;

Constantemente recebemos pedidos de servidores públicos que desejam fazer algum curso ou participar de algum evento para aperfeiçoar o serviço prestado. Servidores Públicos que não têm o apoio da instituição e que pagam por conta a capacitação. Sem contar os que possuem apoio institucional e que participam dos nossos cursos. Por ano capacitamos mais de 1000 servidores públicos. E em todos os cursos e eventos eles permanecem do início ao fim com o olhar de pessoas famintas pelo aprendizado.

Vale lembrar que as práticas burocráticas e desnecessárias que todos nós temos que enfrentar, também são apontadas negativamente pelos próprios servidores que lidam com isso. Existem mil razões para um serviço público não funcionar bem e nem sempre a responsabilidade é do servidor que está ali prestando o serviço.

4. Servidores Públicos buscam trabalhar com transparência;

Existe um movimento muito bacana de servidores públicos que desejam melhorar a estrutura dos dados para abrí-los à sociedade. Isso ainda não ocorre da forma que deveria mas já é algo real em andamento. Muitos servidores já estão vendo a melhor forma de disponibilizar os dados para a sociedade. Como exemplos temos a CGU, o Movimento Minas, Ministério Público de Santa Catarina, iGovSP e a Prefeitura de Altinópolis entre tantas outros. Nessas instituições, estão os servidores públicos.

5. Servidores Públicos não são políticos e políticos não são do mal;

Há uma certa confusão e preconceito em relação aos servidores públicos pois são normalmente confundidos com políticos que são ainda mais estigmatizados. O que o cidadão precisa entender é que “uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa”, não tão diferentes, mas distintas.

Políticos são servidores/agentes públicos, mas servidores públicos nem sempre são políticos.

Ambos devem estar interessados pelo bem comum, aliás este é o propósito de trabalhar para o Governo e se forem contra esta ideologia estão errados, são exceção e vão perder cada vez mais espaço. Muitos servidores que teriam condição de melhor remuneração e reconhecimento na iniciativa privada não o fazem, pela motivação intrínseca e verdadeira de servir ao público.

Os seres humanos incompetentes e mal-intencionados vão existir em todos os setores. Além de políticos e servidores públicos, essas pessoas estão o tempo todo nas empresas privadas, na fila do supermercado e no trânsito ao seu lado.

6. Servidores Públicos precisam da sua ajuda

Para servir ao público você não precisa necessariamente ser um servidor de carreira, você pode e deve colaborar com a gestão pública. Acompanhe as diversas ações de empreendedores sociais, isto é a inovação! Servidores e Cidadãos juntos por uma sociedade mais justa, transparente e melhor.

Conclusão

Se você perceber colocamos seis coisas, e achamos que há muito mais sobre servidores públicos que você precisa saber. Tentamos sempre entender a realidade dos servidores.

Tem mais alguma coisa que precisamos saber? Deixe sua opinião nos comentários ;)

Comments

  1. Daniel Godoy Lopes

    Grato por nos defender!

  2. Antonio Carlos Barsumian

    Parabéns ! Até que enfim um artigo sério, isento de polaridade política, mostrando como é a realidade, fora do sensacionalismo tendencioso dos grandes veículos da mídia.
    e parabéns também pelo projeto maravilhoso, que acabei de conhecer !

  3. Kobayashi Wilson

    Infelizmente a realidade não é essa, vários países os servidores públicos não ganham bem, e escolhem o serviço público porque querem fazer a diferença, melhorar o pais.
    Nossa realidade, e raro eu ouvir alguém que quer entrar para o serviço público para fazer a diferença, existe, mas infelizmente a maioria, só falam nos altos salários e ser muito raro ser demitido, estabilidade muito alta, prova disso quando faz empréstimo para o servidor público os juros são menores.
    A população generaliza servidores públicos como que não trabalham direito, por causa do dia-a-dia, recentemente minha amiga teve problema com Correios, ficou no portão esperando o documento, final do dia, surpresa, o agente alegou que não tinha ninguém em casa, perde o dia inteiro esperando e ouvi uma coisa dessa? Eu comprei pelo mercado livre, mesma coisa, consta no site que o agente foi no apartamento e não tinha ninguém e minha compra foi cancelada, teve atraso, depois de tanto tempo esperando, tive que comprar de novo.
    Não adianta ficar falando que são injustiçado, divulguem a realidade de serviços que funcionam, que tem elogios, para população ficar sabendo que em algum lugar do Brasil funciona, e temos esperança de trazer para nossa cidade que não é bem assim.
    No lugar aonde eu moro não vejo servidores públicos nem políticos colocarem seus filhos na escola pública no ensino fundamental e médio, diferente da universidade que muda totalmente que todos querem entrar e a maioria que conseguem são as pessoas que tiveram ensino particular, a prova disso é criarem cotas para pessoa de cor, porque isso? Porque a maioria são pobres e não teve estudo em escola particular? Isso não seria discriminação? Quero acreditar nas melhorias, mas só vou acreditar que realmente funciona quando um dia não existir o jeitinho brasileiro, e servidores públicos e políticos optarem em usar a rede pública, fico questionando porque colocam os filhos em ensino particular, porque tem plano de saúde? Esse ano roubaram o carro, se estou pagando segurança, cade ela? Porque tenho que pagar seguro do carro mais preocupado se vão roupar? No Japão pagamos caso ocorra acidente, não passa pela cabeça se o carro for roubado, mas aqui o seguro mudo muito com sua localidade, se tem alarme, se tem garagem fechada, qual modelo do seu carro, porque se ele tiver um grande índice de roubo seu seguro aumento.
    Já conheci servidor público que tem doutorado, cansado de ficar batendo carimbo, e pedir demissão insatisfeito com serviço que fazia.

    Divulgue serviço que tenha elogio.

  4. Delton Belmont

    Eu respeito e valorizo todos os servidores públicos, pois graças a eles a Administração Pública ainda funciona.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

@

Não ativo recentemente