Pular para a barra de ferramentas

A Transformação Digital

Uma das fontes de conhecimentos que os HubGovers têm acesso durante o Programa HubGov é a Mentoria. Por ela, os participantes são auxiliados por figuras ícones na área de inovação, especializados em diversas áreas ramificadas deste tema, que encurtam os caminhos dos participantes do desafio à sua solução.

Uma destas figuras é Cristina Fogaça, que atua no Distrito Federal como mentora do time do Ministério do Meio Ambiente. Convidamos a Cristina para uma entrevista a respeito de um dos temas que ela tem maior afinidade, a transformação digital, para que mais pessoas possam ter acesso ao conhecimento que nossa querida mentora tem a compartilhar. Vamos conferir?

O que é transformação digital?

A transformação digital significa uma profunda mudança, que se posiciona muito além de mera digitalização de documentos ou do simples uso da tecnologia para automação de processos. Sendo assim engloba aspectos de transformação cultural na empresa com uso da tecnologia para melhorar a prestação de serviços, ser mais eficiente, entregar mais valor ao seu público alvo e ser mais ágil nesse universo de constantes mudanças em que vivemos.

Quando falamos em transformação digital no setor público, o impacto é ainda maior, possibilitando o órgão a oportunidade de oferecer um serviço de qualidade melhorando a experiência do cidadão para com o governo.

Qual a ligação da transformação digital com as redes de comunicação?

Vivemos num mundo hiperconectado! Se antes o foco das empresas era apenas na qualidade do produto, hoje as atenções se voltam para o relacionamento com o cliente, em busca do que é sucesso para ele. As empresas podem e devem aproveitar ao máximo as diversas formas de comunicação do mundo digital para estabelecer vínculos reais com seus clientes, sempre se baseando na transparência e confiança.

Quais os reais impactos que este tema está causando na sociedade?

Os impactos são bem grandes e visíveis na minha maneira de ver, pois a mudança nos hábitos de consumo está viabilizando modelos de negócio mais colaborativos e propiciando a criação de plataformas de compartilhamento de produtos e serviços tais como o uber e o airbnb. Estes são os principais exemplo desses impactos na sociedade. Pesquisas demonstram que em 1 minuto de análise de dados da internet podemos perceber cerca de 69 mil horas de conteúdo consumidas no netflix, 1,3 viagens no uber, 20 milhões de mensagens no whatsapp, 38 mil postagens no instagram … E os números não param de crescer.

Por que a ideia de este assunto ser só para envolvidos com tecnologia é um mito?

A tecnologia é um meio de resolver problemas e apoiar uma transformação digital, mas ela por si só não é a única solução. Por trás de uma verdadeira transformação estão as pessoas e os processos, e por isso uma transformação cultural é chave para o sucesso. “Pensar fora da caixa” já não é suficiente, é necessário pensar como se não existisse caixa. São as pessoas com mindset de crescimento que conseguem realizar uma verdadeira transformação, que identificarão o problema e encontrarão a melhor solução para resolvê-lo, que engajarão seus times para um movimento gradativo e constante de evolução.

Quais os desafios que este tema enfrenta hoje?

Um dos maiores desafios das organizações é o desenvolvimento de competências para a transformação digital e também de lideranças que impulsionem este movimento. Os verdadeiros líderes digitais são aquelas engajados na estratégia organizacional, que são capazes de motivar e envolver seus times para um único propósito, com visão de negócio de futuro e atento às oportunidades do mercado.

O que o futuro tem a ver com a transformação digital?

O futuro é agora, a transformação digital já está acontecendo. Se a estratégia da sua empresa não está apoiada na transformação digital, os riscos de ficar para trás são enormes. Adapta-se, corra, se transforme e realize seu novo futuro!


Sobre a mentora

Cristina Fogaça é gerente de desenvolvimento na Softplan e apaixonada pela Transformação digital que está movimentando o mundo e gerando novos modelos de negócios. Atua como mentora interna nos programas de inovação e intraempreendedorismo na Softplan e gerencia equipes de operação com foco em soluções de processos administrativos na gestão pública, apoiando a transformação digital dos governos, sendo o último case de sucesso a implantação do Projeto “Papel Zero” na Secretaria do Meio Ambiente do Estado de SP. Tem mais de 20 anos de experiência na área de tecnologia da informação. Possui Mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC, é graduada em Ciência da Computação pela UNISUL e possui certificação PMP desde 2006.

Comments

  1. GIORDANNI

    Massa! Temos que “explorar” mais nossa mentora!

  2. Fabiano Leandro dos Santos

    Excelente texto, merece até complementação e aprofundamento, especificamente sobre o papel dos gestores que não são TIC, nesse contexto de transformação digital e sua importância na conexão entre o negócio e a tecnologia. Parabéns.

  3. Paulo Manoel Dias

    Excelente texto, tanto em forma como em conteúdo. Me fez pensar que, em breve não falaremos mais em transformação digital, pois vão predominar os nascidos digitais. E qual será então a próxima transformação?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

@

Não ativo recentemente