Social Media

Estivemos, pela segunda vez, no Ministério da Fazenda ministrando a oficina Social Media Gov, que fez parte do 2º Workshop de Comunicação Digital do Ministério.

Gabriela Tamura e André Tamura, os fundadores da WeGov, facilitaram a oficina que contou com mais de 30 participantes e teve duração de 16 horas.

As atividades foram voltadas ao papel das mídias sociais em governo e como a comunicação digital vem pautando a comunicação dentro de instituições públicas.

A oficina foi estruturada em dez passos, a fim de que o profissional social media gov possa basear sua atuação nas redes:

Passo 1: Introdução e contexto;

Passo 2: Mobilize os gestores;

Passo 3: Planejamento estratégico;

Passo 4: Linha editorial;

Passo 5: Atendimento ao cidadão;

Passo 6: Acompanhe o movimento;

Passo 7: Rede e relacionamento;

Passo 8: Publicar ou não publicar;

Passo 9: Beleza é fundamental;

Passo 10: Prepare-se para sair.

Seguindo esses passos, a oficina percorre uma narrativa onde os participantes têm a possibilidade de co-criar a estragégia de comunicação mais assertiva ao cidadão, passando do planejamento às formas de implementação.

Dentre as questões levantadas na oficina, os facilitadores questionaram como as intituições públicas podem facilitar a experiência digital do cidadão, como alinhar a atuação em redes sociais e canais digitais com outros setores e/ou instituições e como caracterizar as instituições nesses meios.

Comunicação no Ministério da Fazenda

Durante a oficina, Patricia Mesquita, da Assessoria de Comunicação do Mininstério, apresentou as diretrizes de redes sociais e de comnuicação com a imprensa. O material será divulgado para todas as instituições que fazem parte da “galáxia” fazendária, entre elas, a Receita Federal e a Previdência.

Oficina Social Media Gov, para a Escola de Adminstração Fazendária.


Encontro marcado

Quer saber mais sobre comunicação digital no setor público? O 7º Redes eGov, melhor evento do tema no Brasil, já tem data para acontecer! Marque na sua agenda: 19 e 20 de abril de 2017.

Em breve mais informações

Ana Camerano

Ana Camerano

Ana cursa Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina. Foi diretora de operações da AIESEC, trabalhando com projetos sociais em Florianópolis. Tem experiência de voluntariado e estágio na América Latina e acredita que temos muito a aprender com os nossos vizinhos. Responsável pelo relacionamento com o cliente, encontrou na WeGov uma maneira de impactar positivamente a sociedade e revigorar o setor público.

Mais artigos