Social Media Gov no Ministério da Fazenda

Ana Camerano
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A palestra fez parte do Curso de Comunicação Integrada para dirigentes do Ministério da Fazenda.

A Escola de Administração Fazendária e a Assessoria de Comunicação do Ministério da Fazenda ofereceram o Curso de Capacitação em Comunicação para os dirigentes Ministério da Fazenda, que estreou no dia 01 de Setembro e tem duração prevista de um mês.
Planejamento, transparência, estratégia e diálogo foram as premissas que pautaram o curso e que trouxe o foco para escutar, dialogar e prestar contas como máximas da comunicação no contexto das instituições públicas.
Com o objetivo de promover a comunicação integrada dentro do Ministério, o curso foi composto por 4 módulos alternados, os quais emergiram em diversos temas relacionados a comunicação pública.

Social Media Gov

Dentre todos, o módulo III tratou acerca do tema das ”redes sociais como instrumento estratégico” e teve como base 4 pilares:
As redes sociais institucionais e a importância do foco no cidadão;
Os pilares da comunicação nas redes: objetivo, público-alvo, posicionamento, estratégia, produção de conteúdo, relacionamento, monitoramento;
Cases positivos;
Apresentação das Redes Sociais do Ministério da Fazenda.
Os diretores da WeGov, André Tamura e Gabriela Tamura, apresentaram os tópicos elencados por meio da palestra Social Media Gov e debateram o tema das redes sociais e seu protagonismo na comunicação com os líderes fazendários.

Os conteúdos editoriais precisam caminhar em sintonia com as propostas da instuição, mas fazendo uso de uma linguagem leve e humanizada. As pessoas precisam enxergar a legitimidade no conteúdo que está sendo publicado para que ela possa interagir com a instituição.

Dentre os tópicos ministrados na palestra, discutiu-se bastante o papel das redes sociais em instituições públicas em prol da interação com o cidadão; a importância de se ter uma linha editorial de conteúdo pautada em um planejamento estratégico; e ferramentas que auxiliam na hora de se comunicar visualmente.


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Por Ana Camerano

Ana é formada em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trabalhou no 3º setor como diretora de projetos sociais na cidade de Florianópolis. Tem experiência de voluntariado e estágio em países da América Latina e acredita que temos muito a aprender com os nossos vizinhos. Responsável por parcerias e relacionamento com o cliente, encontrou na WeGov uma maneira de impactar positivamente a sociedade através da co-produção e colaboração no setor público.

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