Nos dias 5 e 6 de novembro a WeGov realizou a Oficina Social Media Gov para profissionais de comunicação dos Ministérios Públicos. A Oficina foi conduzida na sala temática “Comunicação e Sociedade”, como parte da programação do 6º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público (CBGMP).

Alvaro Gregorio fez a abertura com uma palestra sobre Inovação em Governo, posteriormente Carlos Rocha apresentou o case vencedor: “MPSC em Rede” do Ministério Público de Santa Catarina. No início da tarde, André Tamura e Gabriela Tamura iniciaram os trabalhos.

Os participantes puderam conhecer e debater sobre inovação, utilização das redes sociais e ferramentas de comunicação, sempre com foco no atendimento ao cidadão e prestação de serviços.

cnmp-oficina-social-media-gov1

6º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público

“Estratégia, inovação e gestão do conhecimento”. Esse foi o tema da palestra de encerramento do 6º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público (CBGMP), na última sexta-feira, 6 de novembro. Mais de quatrocentas pessoas ouviram atentamente, por uma hora e meia, a exposição do professor e consultor Rivadávia Neto, pós-doutor pela Universidade de Toronto, no Canadá

Ao abrir o evento, o professor propôs uma reflexão: “Por que grandes empresas ou instituições, mesmo tendo feito tudo certo, deixaram de existir ou perderam importância nos últimos anos?” Com exposição de casos emblemáticos, Rivadávia salientou a importância da inovação nos processos de gestão pública e privada.

Para uma plateia atenta e interativa, o professor explicou que a solução de questões estruturantes pode passar por novas ideias. Ressaltou, também, que os momentos de transformação e de crise representam importantes oportunidades de mudança. E destacou: “a inovação deve responder objetivamente ao problema que pretende resolver”.

Ao final, Rivadávia Neto lembrou que não há inovação sem colaboração, de modo que, para ele, “a atitude proativa e humilde é tão importante quanto o enfoque técnico”. E enfatizou, ainda, a importância de um olhar para o usuário, para o cidadão que efetivamente utilizará aquele serviço ou produto criado.

As fotos foram feitas por Tiago Sabino e estão em nosso Flickr.