Oficina processos de comunicação

A WeGov realizou em Brasília a oficina Processos de Comunicação, nos dias 24 e 25 de agosto voltada aos profissionais da área de comunicação que atuam no setor público.

Contamos com a participação de representantes do IPEA, TSE, TCU, CIASC, Inmetro, ABDI, CNM, DNIT e ENAP. Além deles, algumas das instituições participantes do Programa HubGov também estiveram presentes na agenda.

A atividades ocorreram na sede da Confederação Nacional dos Municípios, que disponibilizou o espaço e nos proporcionou uma infraestrutura incrível para realização da oficina.

Processos de comunicação em instituições públicas

No geral, secretarias e equipes de comunicação em organizações governamentais têm responsabilidades tanto ao público externo quanto interno. Gerenciar a imagem da instituição e publicar seus serviços são pressupostos básicos.

O claro entendimento e mapeamento dos processos de operação no setor de comunicação são essenciais para que o gerenciamento de serviços seja eficiente.

A Oficina

Ministrada por Gabriela Tamura, diretora-administrativa da WeGov, e por Vanessa Aguiar, consultora de Comunicação e Marketing, a oficina teve o intuito de fazer com que as equipes de comunicação aprimorassem suas práticas de gestão por meio dos processos de trabalho.

Oficina Processos de Comunicação

A oficina foi dividida em dois grandes momentos:

Learning: onde foram apresentados os conceitos básicos sobre processos e metodologias a serem utilizadas. Mapeamento e análise dos processos de comunicação.

Doing: e a parte prática, onde os participantes confeccionaram cadeias de valor, criaram manuais de procedimentos operacionais e finalizaram com um canvas redesenhado para a instituição.

Além de conhecer a estrutura ideal de um setor de comunicação, aplicar os conhecimentos adquiridos e, de fato, buscar uma melhoria dos serviços institucionais, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar dores e desafios com outras instituições.


Mais Informações

Quer ficar por dentro do assunto? Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Ana Camerano

Ana Camerano

Ana cursa Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina. Foi diretora de operações da AIESEC, trabalhando com projetos sociais em Florianópolis. Tem experiência de voluntariado e estágio na América Latina e acredita que temos muito a aprender com os nossos vizinhos. Responsável pelo relacionamento com o cliente, encontrou na WeGov uma maneira de impactar positivamente a sociedade e revigorar o setor público.

Mais artigos