Pular para a barra de ferramentas

Oficina no Tribunal de Contas do Estado de Goiás

Interação nas Redes Sociais é imediata

Nota oficial do TCE-GO

O papel das mídias sociais na comunicação pública foi o tema abordado na aula inaugural da oficina de Processos de Comunicação, realizada na manhã de hoje (5/out), no miniauditório do TCE-GO, com a presença de gestores do órgão. A palestrante foi a consultora da WeGov Gabriela Tamura, uma instituição sediada em Florianópolis, Santa Catarina, voltada para capacitação em gestão pública.

A Oficina teve sequência durante todo o dia e vai até amanhã (6/out) até às 18 horas, no Instituto Leopoldo de Bulhões. O treinamento é voltado aos servidores da área de Comunicação no TCE-GO e convidados da Assembleia Legislativa, Ministério Público, TCM-GO, Controladoria-Geral do Estado e Sefaz.

Na aula inaugural, Gabriela destacou que as redes sociais representam a agilidade com que a tecnologia avança. “As pessoas se adaptam muito fácil às novidades e incorporam suas características no seu dia a dia”, afirmou a consultora. Conforme explicou, as instituições estão começando a entender que as mídias sociais são um ótimo canal de comunicação ao proporcionarem um retorno imediato do que pensa o receptor.

A palestrante fez um levantamento nas redes sociais dos tribunais de contas e apurou que de 28 instituições pesquisadas durante o mês de setembro, somente dois TCs não estão presentes no Facebook. Os perfis mais curtidos no período foram, respectivamente, o TCU e os TCEs de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo.

Quanto à linha editorial adotada, Gabriela detectou que na maior parte das vezes os tribunais de contas usam linguagem formal e informativa, com destaque para conteúdo institucional, campanhas, ações de auditoria e controle social.

Ao final da palestra, a assessora de Comunicação do TCE-GO, Heloísa Rodrigues de Lima, mostrou como está sendo a atuação do tribunal goiano nas redes sociais, apresentando cases e alguns temas de postagens. Ela explicou que o TCE-GO está presente no Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e Flickr e aproveitou para solicitar a colaboração dos gestores do tribunal para formulação de conteúdo.

Fonte: site do Tribunal de Contas do Estado de Goiás | TCE-GO


Quero saber mais

Você também pode levar uma de nossas oficinas para dentro da sua instituição! Entre em contato e saiba como

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@

Não ativo recentemente