tce-go

Interação nas Redes Sociais é imediata

Nota oficial do TCE-GO

O papel das mídias sociais na comunicação pública foi o tema abordado na aula inaugural da oficina de Processos de Comunicação, realizada na manhã de hoje (5/out), no miniauditório do TCE-GO, com a presença de gestores do órgão. A palestrante foi a consultora da WeGov Gabriela Tamura, uma instituição sediada em Florianópolis, Santa Catarina, voltada para capacitação em gestão pública.

A Oficina teve sequência durante todo o dia e vai até amanhã (6/out) até às 18 horas, no Instituto Leopoldo de Bulhões. O treinamento é voltado aos servidores da área de Comunicação no TCE-GO e convidados da Assembleia Legislativa, Ministério Público, TCM-GO, Controladoria-Geral do Estado e Sefaz.

Na aula inaugural, Gabriela destacou que as redes sociais representam a agilidade com que a tecnologia avança. “As pessoas se adaptam muito fácil às novidades e incorporam suas características no seu dia a dia”, afirmou a consultora. Conforme explicou, as instituições estão começando a entender que as mídias sociais são um ótimo canal de comunicação ao proporcionarem um retorno imediato do que pensa o receptor.

A palestrante fez um levantamento nas redes sociais dos tribunais de contas e apurou que de 28 instituições pesquisadas durante o mês de setembro, somente dois TCs não estão presentes no Facebook. Os perfis mais curtidos no período foram, respectivamente, o TCU e os TCEs de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo.

Quanto à linha editorial adotada, Gabriela detectou que na maior parte das vezes os tribunais de contas usam linguagem formal e informativa, com destaque para conteúdo institucional, campanhas, ações de auditoria e controle social.

Ao final da palestra, a assessora de Comunicação do TCE-GO, Heloísa Rodrigues de Lima, mostrou como está sendo a atuação do tribunal goiano nas redes sociais, apresentando cases e alguns temas de postagens. Ela explicou que o TCE-GO está presente no Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e Flickr e aproveitou para solicitar a colaboração dos gestores do tribunal para formulação de conteúdo.

Fonte: site do Tribunal de Contas do Estado de Goiás | TCE-GO


Quero saber mais

Você também pode levar uma de nossas oficinas para dentro da sua instituição! Entre em contato e saiba como

Ana Camerano

Ana Camerano

Ana cursa Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina. Foi diretora de operações da AIESEC, trabalhando com projetos sociais em Florianópolis. Tem experiência de voluntariado e estágio na América Latina e acredita que temos muito a aprender com os nossos vizinhos. Responsável pelo relacionamento com o cliente, encontrou na WeGov uma maneira de impactar positivamente a sociedade e revigorar o setor público.

Mais artigos