A WeGov realizou para o Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC) a oficina Design Thinking nos dias 16, 17 e 18 de agosto. A iniciativa integra a agenda de inovação do CIASC, que cada vez mais se posiciona para disseminar e melhorar as soluções prestadas.

Neste contexto, a instituição criou um comitê intersetorial de inovação que está conduzindo importantes transformações internas e se torna o primeiro ponto de contato com novas tecnologias e métodos de gestão.

Design Thinking

O Design Thinking é uma abordagem que sugere uma resolução de problemas baseada em três princípios fundamentais – empatia, colaboração e experimentação. A jornada para resolução destes problemas parte da perspectiva das necessidades humanas, e confronta o modelo tradicional, que parte da perspectiva do sistema vigente.

Oficina de Design Thinking no Setor Público para o CIASC

A Oficina

Divididos em 5 grupos, a turma participante treinou o uso das ferramentas do Design Thinking a partir de problemas reais enfrentados pelo CIASC.

Foi designado a cada grupo um desafio institucional, que foi trabalhado pelas equipes nos três dias de duração da oficina. Cada dia de trabalho correspondeu a uma das etapas interativas do Design Thinking:

Dia 1
Imersão: é quando a equipe do projeto aprofunda o entendimento do desafio que deseja resolver, contextualizando e abordando o problema.

Dia 2
Ideação: nessa etapa, a equipe se reúne para gerar ideias, possibilidades e sugestões criativas ao problema enfrentado.

Dia 3
Prototipação: por fim, é hora de tangibilizar e comunicar a solução. Essa é a etapa para a visualizar a proposta de valor e coletar percepções dos usuários potenciais

Foram três dias intensos de criatividade e inovação. As equipes se empoderaram das soluções desenvolvidas e tiveram como diretriz, a implementação prática nas suas atribuições no CIASC.


Mais Informações

Você também pode ter uma oficina inovadora dentro da sua instituição! Entre em contato conosco e saiba como!

Ana Camerano

Ana Camerano

Ana cursa Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina. Foi diretora de operações da AIESEC, trabalhando com projetos sociais em Florianópolis. Tem experiência de voluntariado e estágio na América Latina e acredita que temos muito a aprender com os nossos vizinhos. Responsável pelo relacionamento com o cliente, encontrou na WeGov uma maneira de impactar positivamente a sociedade e revigorar o setor público.



Mais artigos