Nos dias 30 e 31 de março, a WeGov realizou a oficina Design de Processos (módulo I), sendo parte das atividades do Programa HubGov 2017.

O Módulo I da Oficina teve o objetivo de aprofundar a reflexão sobre os desafios das instituições participantes do Programa e apresentar técnicas para compreender e analisar os processos.

No primeiro dia, iluminamos ideias e buscamos despertar insights que os levassem a pensar nos serviços públicos a partir das necessidades humanizadas e individuais das pessoas envolvidas, sobretudo o cidadão.

Desta forma, realizamos uma explanação sobre os fundamentos da etnografia, onde destacamos a importância de explorar profundamente culturas (mesmo que diferentes ou exóticas). Com isso, apresentamos ferramentas para uma pesquisa etnográfica com o objetivo de compreender realidades locais.

O papel da etnografia para o governo é entender o seu propósito, frente à diversidade de demandas de uma população plural. Ao compreender o mundo e a forma com que povos se relacionam, podemos criar políticas públicas, serviços, produtos e processos considerando comportamentos e crenças da sociedade.

Realizamos também, uma dinâmica onde as 14 instituições colaboraram entre si, complementando visões e conhecimentos para aumentar o entendimento sobre os desafios das suas instituições.

Por fim, ministramos uma dinâmica de Mapeamento de Processos. Apresentamos técnicas para criar representação do processo que permitam posterior análise. Não obstante, as equipes desenharam o fluxo de atividades nas suas instituições, ampliando a visualização do desafio que se propõem a resolver.

Nos módulos seguintes da oficina Design de Processos trabalharemos a análise, ideação, co-criação e prototipação de novas soluções. Continue acompanhando a WeGov e fique por dentro do Programa HubGov.