economiacolaborativa transparência dadosabertos inovação redessociais hackathon startups laboratóriosdeinovação empreendedorismo movimentomaker
sistemab negóciossociais blockchain… são termos cada vez mais ouvidos e lidos nos últimos anos, mas não tanto nas instituições públicas.

E isso é uma pena pois a maioria das tags acima influencia diretamente a relação entre governo e sociedade, seja no momento de cobrar tributos, legalizar, fiscalizar ou simplesmente fomentar a inovação.

Com o objetivo de ajudar o governo a não ser sempre o último a saber sobre as inovações, fundamos a WeGov que tem a premissa de levar as novidades para o setor público.

Quando falamos de governo do futuro, com frequência, a primeira imagem que vem na nossa mente é um robô com inteligência artificial, mas precisamos entender que futuro não é somente tecnologia.

O governo que eu quero ter, deve assumir alguns princípios-chave: Olhar as demandas dos cidadãos de forma integral e unificada (Governo Único para Cidadão Único); Permitir o uso e escala de seus recursos (Governo como Plataforma); Ser flexível adaptando-se mais rapidamente às demandas da sociedade (Governo Exponencial) e Viver a realidade de seus representados criando micro-políticas públicas (Governo Hiperlocal).

Parece simples, mas ainda temos o governo em caixas indecifráveis aos olhos do cidadão dentro de um sistema extremamente burocrático sem nenhuma empatia. Tudo isso porque o governo não evoluiu tão rápido quanto a sociedade, e se não o fizer em tempo pode ser que sua existência não seja mais necessária.

Para visualizar o Governo do Futuro precisamos pensar na sociedade do futuro, até porque não existirá um sem o outro. Precisamos evoluir a um denominador comum onde não haja mais rivalidade. No futuro, quando falarmos sobre isso, todos seremos um só.

Minha coluna será mensal e eu falarei pontualmente sobre todos os itens destacados acima, será uma análise positiva de uma administradora pública sonhadora e espero que você me ajude a costurar a sociedade que queremos viver com um governo que queremos ter.

Gabriela Tamura

Gabriela Tamura

Diretora Administrativa da WeGov. Administradora Pública graduada pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Pós-graduada em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil e resiliente de plantão. Trabalha há 10 anos com a realidade do setor público e resolveu ajudar.

Mais artigos