Pular para a barra de ferramentas

Módulo III – HubGov 2018

O terceiro e último módulo do Programa HubGov 2018, a etapa da Prototipação, foi a oportunidade perfeita para que os participantes dessem tudo de si nessa etapa final de programa. Com engajamento, os hubgovers se encontraram nos dias 10 e 11 de Maio em Goiás e nos dias 7 e 8 de Maio nos outros três Estados, para juntos prototiparem as soluções para os desafios estabelecidos lá no comecinho do Programa. Vamos ver como foi!

Santa Catarina

Em Santa Catarina, os participantes tiveram sua jornada conduzida pelo WeGover Lincon Shigaki, auxiliado pela diretora Gabriela Tamura. Juntos, voltaram os olhares dos HubGovers para a importância desta etapa final. No primeiro dia, Lincon e Gabriela começaram com o tópico ‘Onde estamos e para onde vamos’ , fazendo um feedback da jornada trilhada até agora e reforçando a necessidade do engajamento neste etapa final e nas demais atividades que teremos ainda até julho no Programa. Esse dia se voltou mesmo a dar forma às ideias, uma vez que na parte da tarde os HubGovers tiveram acesso à vários materiais divertidos para colocar a mão na massa e prototipar essas ideias!

O segundo dia foi palco das apresentações das propostas de solução já prototipadas para colegas e mentores. Depois disso, ocorreu o momento da implementação dos protótipos, pela respostas das perguntas ‘o que?, Por quê?, Quando?, Quem?, Onde?’, modelando toda a jornada até agora em resultados palpáveis!

Distrito Federal

Em Brasília, a atividade foi conduzida pelos WeGovers André Tamura e Jéssica Macedo. O processo criativo começou com a projeção na massinha do que é o desafio de cada instituição. Foi divertido! E ao mesmo tempo desafiador. Esse início foi positivo, porque o que viria pela frente envolveria ainda mais a criatividade. Por ser o módulo de prototipação, os times puderam colocar a mão na massa de forma mais literal. Foram construídas maquetes de espaços colaborativos, tabletes, celulares, mapas, sistemas: tudo com muita cola, tesoura, papel, isopor e tinta. Uma forma diferente de se aproximar do que virá a ser essas propostas tão inovadoras.

O resultado não poderia ser melhor. Além da alegria, porque trabalhar com estes materiais ajudam a desenvolver o nosso lado criativo e traz felicidade, teve também aumento da certeza de estar indo pelo caminho certo.

Goiás

O terceiro módulo do Programa foi conduzido, em Goiás, pelo diretor André Tamura e pela WeGover Isadora Caldas. Juntos, acolheram os HubGovers para a última etapa, com muita energia e entrosamento. De longe, foi o módulo que começou com mais empolgação! Os servidores estavam loucos pra por “a mão na massa”, mexer com os materiais, apresentar o que já vinham desenvolvendo, conhecer a solução dos colegas e melhorar as suas. Orientados por André, os grupos montaram seus protótipos e apresentaram aos colegas e mentores. Foi um momento de muita troca de conhecimento e de ver toda aquela jornada de trabalho sendo colocada em prática por todas as Instituições.

No final, aconteceu um momento onde os HubGovers contaram como tem sido a experiência do programa pra eles, rolaram risadas, choros, empatia e apoio mútuo, mostraram-se felizes em saber que não andam só nas loucuras que representam as palavras ‘mudar, inovar e empreender’ no setor público.

São Paulo

Em São Paulo, quem conduziu a atividade foram os WeGovers Mônica Renneberg e Guilherme Rosa no laboratório de inovação da FIAP. No primeiro dia da Oficina, utilizando algumas ferramentas conceituais que ajudaram a planejar o protótipo, os HubGovers puderem colocar a mão na massa e produzir com os materiais disponíveis os protótipos das suas propostas. No segundo dia as equipes receberam a contribuição dos mentores do programa, que puderam fazer questionamentos e sugestões sobre os protótipos, e tiveram também a participação de quatro estudantes da graduação e pós-graduação da FIAP que, da mesma forma, puderam trazer novas perspectivas às propostas apresentadas nos protótipos.

“Mais uma vez o HubGov proporcionou uma experiência de se ‘aprender-fazendo’, mas talvez nunca a prática de tangibilizar uma ideia tenha sido tão lúdica e divertida como nessa terceira oficina”, comenta o WeGover Guilherme Rosa.

Foto do módulo em Goiás

Para ver mais fotos, clique aqui!

É gente, o último módulo foi verdadeiramente palco de muita emoção. É muito gratificantes para nós, WeGovers, ver que toda a jornada de trabalho trilhada até agora por todos nós tem dado resultados tão incríveis. O módulo III acabou, mas até julho ainda vem muito mais por aí!


Acompanhe

Estamos fazendo a cobertura simultânea do HubGov 2018 nos quatro Estados. Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para saber tudo que está acontecendo no Programa!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@

Não ativo recentemente