Pular para a barra de ferramentas

Módulo II – HubGov 2018

O módulo I do Programa HubGov, etapa da Imersão, terminou com os participantes entusiasmados e cheios de ideias para o módulo que viria a seguir. Um mês depois, chegaram ao módulo II, a etapa da Ideação, com muita energia e vontade de trabalhar! A atividade aconteceu nos dias 5 e 6 de Abril em Goiás e nos dias 2 e 3 de Abril nos demais Estados. Vamos conferir como foi em cada um deles!

Santa Catarina

Em Santa Catarina, o WeGover e facilitador Lincon Shigaki abriu o módulo explorando a agenda do Programa, a fim de inteirar os hubgovers no andamento das atividades que passaram e nas que estavam por vir.

No primeiro dia, Lincon apresentou sugestões de melhoria na redação dos desafios, a fim de auxiliar os times a deixarem seus desafios mais redondos! Na hora da geração de ideias, os participantes ficaram responsáveis por criar perguntas iniciadas por “e se…” e explorar ao máximo a ideação.

No segundo dia, além de contarem com a presença dos nossos queridos mentores e mentoras, os times ainda foram contemplados com a presença de 15 universitários da UDESC, trazidos pela professora Vanessa Salm! Juntos, conseguiram além de gerar, também afunilar as ideias, para, ao final, apresentaram as possíveis soluções aos desafios. Foi show!

Distrito Federal

Em Brasília, o responsável pela facilitação foi o WeGover André Tamura, que conduziu um módulo II de muita ideação!

Bem mais leve que o primeiro, este módulo foi muito produtivo. A regra era clara: vamos conversar muito sobre solução e não sobre problema. E assim aconteceu. Cada instituição teve a oportunidade de debater e apresentar sua possíveis soluções. Muitos post-its rolaram para apresentar as ideias e para ajudar na tomada de decisão, os hubgovers criaram historinhas contando estas ideias. Teve humor, drama, finais felizes… Excelentes roteiros mostrando o que pode vir por aí.

O segundo dia foi ainda mais rico com a presença dos nossos mentores e mentoras, que auxiliaram os times a afunilar todas aquelas ideias que estavam soltas nos papeis. A atividade foi realmente muito produtiva!

Goiás

Goiás recebeu o módulo II dois dias depois dos demais Estados, para poder contar com a facilitação também do nosso querido André Tamura.

No primeiro dia, as paredes e mesas ficaram repletas de ideias em post-its coloridos, todos usaram o “chapéu verde” e criaram possibilidades criativas para resolverem os desafios das suas Instituições. Na parte da geração de ideias, puderam realmente trabalhar em cima de cada uma delas, a fim de ver quais seriam deixadas para trás e quais seguiriam com eles ao longo do Programa.

Claro que afunilar as ideias foi muito mais fácil com a presença dos responsáveis pela mentoria, que com carinho e dedicação, auxiliaram os times a formular propostas de soluções mais claras e mais palpáveis.
Com mais foco, autonomia e segurança foi como os hubgovers saíram do Módulo II!

São Paulo

São Paulo teve a atividade conduzida pela nossa WeGover Mônica Renneberg, que engajou os hubgovers do início ao fim do módulo.

Ao iniciar o Módulo 2, tudo o que foi produzido pela equipe até aqui contribuiu para o amadurecimento da formulação do desafio, e a criatividade foi aguçada para dar início ao processo de ideação por meio de um brainstorming, seguido de algumas técnicas utilizadas para se explorar ao máximo a variedade de ideias a partir das que já haviam sido anteriormente propostas.

No segundo dia, com a presença dos mentores dos times, houve intensa troca de ideias entre eles e as equipes, que passaram a apresentar e a contribuir com as propostas uns dos outros. De modo geral, a experiência do Módulo 2 permitiu que as equipes se sentissem mais seguras e confiantes a respeito do próprio desafio escolhido e pudessem exercitar novas habilidades criativas e colaborativas.

Agora, que venha o Módulo III para o desafio de prototipar e validar as propostas de solução dos desafios!


Acompanhe

Estamos fazendo a cobertura simultânea do HubGov 2018 nos quatro Estados. Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para saber tudo que está acontecendo no Programa!

Comments

  1. Antonio Cordeiro

    Bom dia HubGov!

    Passando por aqui para dar um abraço nos colegas que estão nessa jornada! Pretendo participar da próxima!
    Caso precisem de algum material para ilustrar seus workshops, vale a pena conhecer o Colaborativismo!

    1. Laura Orlandi Post author

      Olá, Antonio, obrigada pelo interesse pelo Programa, espero que muito em breve possas participar das nossas atividades!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@

Não ativo recentemente