HubGov 2018

Há 3 meses realizamos o evento de encerramento do HubGov 2017. Foram 6 meses formando inovadores no setor público, através de trilhas de aprendizado, experimentação e a busca conjunta por um governo colaborativo. Nessa edição, tivemos 14 instituições públicas participantes e 55 servidores públicos de Santa Catarina trabalhando desafios complexos considerando sempre o propósito de servir melhor aos cidadãos.

O programa estreou um modelo inédito no Brasil, pilotando uma forma interinstitucional de trabalho ao fomentar o compartilhamento de conhecimentos e o aprendizado com o outro. Das 14 propostas de solução, já foram 8 protótipos implementados e 3 laboratórios de inovação foram criados.

Foi o começo de um novo movimento no setor público, de uma jornada transformadora que culmina em um ponto: a chegada ao governo do futuro. E esse movimento está em expansão.

O HubGov 2017 iniciou um ciclo que fica cada vez mais forte, estabelecendo uma rede mais poderosa de inovadores na esfera pública… E agora, espalhada pelo Brasil. Lançamos, no dia 01 de Dezembro, o programa HubGov 2018 | Governo do Futuro.

O HubGov 2018

Assim como a edição de 2017, o novo HubGov será um programa interinstitucional de inovação no setor público, porém com escopo mais abrangente. Para 2018 as atividades serão realizadas em quatro estados diferentes: Distrito Federal, Santa Catarina, São Paulo e Goiás, contando com a participação de 32 instituições públicas, 132 servidores públicos e 1 comunidade virtual.

A abertura do programa está prevista para Março de 2018 e ainda conta com algumas vagas em aberto para instituições públicas enviarem uma equipe. Serão quatro meses de duração do programa, que contará com:

Mentorias;
Oficinas e eventos;
Reuniões Interinstitucionais;
Mobilização interna;
Espaço colaborativo de trabalho;
Encontro de líderes.

O foco da edição de 2018 estará na comunidade virtual criada especialmente para os servidores públicos participantes do programa, conectando as equipes dos diferentes estados e da edição anterior.

O evento de Lançamento

No evento de Lançamento contamos com diversas participações especiais e palestrantes importantes para o impacto que queremos gerar para o próximo ano. Abrindo o evento esteve Moacir Marafon, um dos diretores-executivos da Softplan, que apresentou a parceria com a WeGov e a conexão entre as duas empresas na busca por uma gestão pública mais eficiente.

HubGov 2018

Para conversar sobre o que foi o HubGov na primeira edição, chamamos o vencedor do prêmio Hubgover modelo, Rhuan Bittencourt, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA), e a Ana Patrícia Petrelli, que compôs a equipe do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina e que ganhou o prêmio de melhor solução desenvolvida.

O evento de Lançamento proporcionou um momento emocionante entre a WeGov e a primeira turma dos hubgovers, aproximando-os dos futuros participantes e mostrando que a transformação no setor público é possível. Adriana Aquini, que esteve na equipe dos Correios de Santa Catarina no HubGov anterior, comenta que

A WeGov nos emociona, empodera, e nos deixa cada vez mais inquietos… Materializa nossos sonhos de ressignificar o governo e de ter orgulho da nossa profissão.

Com o objetivo de trazer novas perspectivas e inspirações aos futuros hubgovers, convidamos Rafael Poço, do Instituto Update, co-fundador e apresentador da nova série da Globonews ”Política: Modo de Usar” para palestrar sobre tendências de inovação na América Latina.

Em seguida, subiu ao palco a empreendedora pública Romina Benitez, que apresentou o caso do Ministério de Modernização da Argentina na construção de capacidades para a transformação social.

HubGov 2018
HubGov 2018

Encerramos o dia com a assinatura, em tempo real, de representantes de instituições públicas que participarão do HubGov 2018 e com a expectativa de um novo modo de pensar em governo.

As instituições foram:

  • Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina;
  • Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina;
  • Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina;
  • Assembleia Legislativa de Santa Catarina;
  • Governo do Estado de Goiás;
  • Agência Nacional de Aviação Civil;
  • Ministério do Meio Ambiente;
  • Correios;
  • Governo do Espírito Santo.

Nós ainda contamos com a participação no HubGov 2018 da Prefeitura de Bombinhas/SC, do Tribunal Superior Eleitoral e da Polícia Militar de São Paulo que, infelizmente, não puderam estar presentes no evento para assinatura.

HubGov 2018

Por fim, gostaríamos de agradecer a todos que possibilitaram e possibilitam a realização desse programa .

Obrigada a primeira turma de HubGovers, por ter acreditado em um futuro melhor e aberto a mente à inovação. E muito obrigada às instituições e participantes do HubGov 2018 pela confiança e vontade de transformar o governo. Nós acreditamos na execução desse programa e queremos continuar essa jornada juntos, comemorando as conquistas e enfrentando os desafios do setor público!


Mais informações

Você faz parte de uma instituição pública e gostaria de incluí-la no HubGov 2018? Estamos à disposição para tomar um café e conversar. Não deixe de entrar em contato conosco para marcar uma conversa!

Ana Camerano

Ana Camerano

Ana cursa Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina. Foi diretora de operações da AIESEC, trabalhando com projetos sociais em Florianópolis. Tem experiência de voluntariado e estágio na América Latina e acredita que temos muito a aprender com os nossos vizinhos. Responsável pelo relacionamento com o cliente, encontrou na WeGov uma maneira de impactar positivamente a sociedade e revigorar o setor público.

Mais artigos