No dia 19 de janeiro de 2017 a WeGov pautou com diversas instituições a urgência da inovação em Governo.

Foram mais 20 instituições que marcaram presença, entre elas a Secretaria de Estado da Fazenda, Secretaria de Estado do Planejamento, Secretaria de Estado da Comunicação, Secretaria de Estado da Segurança Pública, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ministério Público de Santa Catarina, Assembleia Legislativa, Tribunal Regional Eleitoral, Fapesc e Epagri, além das prefeituras de Joinville e Jaraguá do Sul.

Dinâmica – Uma notícia para sua instituição

Realizamos uma breve dinâmica como introdução – distribuímos uma folha em formato de matéria de jornal para cada participante, onde eles puderam escrever a manchete que gostariam de ler em 2032 (daqui a 15 anos) envolvendo a sua instituição. No final deste post, destacamos algumas manchetes.

Lançamento do HubGov 2017

Para apoiar a inovação nas instituições públicas, a WeGov apresentou o Programa HubGov 2017 com o tema “Governo do Futuro”. O HubGov irá auxiliar os participantes a propor soluções inovadoras de um desafio institucional através das trilhas de aprendizado e mentorias. Tudo isso em um ambiente colaborativo para inspirar as equipes na criação de protótipos, soluções inovadoras e acesso a uma Comunidade para troca de experiência entre os participantes.

A adesão ao Programa HubGov deve ser feita até o dia 2 de março. As atividades iniciam no dia 7 de março de 2017.

Painel Governo do Futuro

Apresentamos um painel composto pelo mediador André Tamura, da WeGov, Fernando Kleiman da ENAP (representando o Laboratório de Inovação do Governo Federal – G*Nova) e Moacir Marafon, da Softplan.

O painel destacou as intensas transformações sociais e tecnologias, e sob tantas mudanças, cabe às instituições públicas se envolverem nessa nova dinâmica de inovação. Caso contrário, há um inexorável movimento de obsolescência dos serviços públicos e desgaste institucional.

Uma Notícia para a sua instituição

Os participantes fizeram um breve exercício de “criar um futuro”, descrevendo uma notícia que gostariam de ler sobre a sua instituição em 2032. As notícias escritas demonstram os anseios e expectativas de um Governo inovador, sob a ótica dos próprios agentes públicos:

Laboratórios de Inovação em Governo são extintos, uma vez que a cultura da inovação já é realidade prática em todas as esferas e poderes como espaço aberto de participação da sociedade .

Boas decisões do Governo são tomadas na base de conhecimento gerada por nossas cidades inteligentes .

SC apresenta para o Brasil um ecossistema de inovação constituído pelos setores da saúde, educação e segurança .

Cidades brasileiras consolidadas como Human & Smart Cities apresentam IDH comparável às melhores cidades do mundo .

Após consolidação da plataforma digital colaborativa de criação e manutenção de leis, o poder legislativo extingue o cargo de vereador. Todas as leis serão criadas, apreciadas e votadas pelos próprios cidadãos .


Programa HubGov 2017

Para saber mais, entre em contato com a WeGov.