Laboratórios

Falamos nesse post que tínhamos um segundo encontro marcado com a turma do Governo do Espírito Santo para falar sobre Laboratórios de Inovação no setor público.

Esse encontro aconteceu nos dias 20, 21 e 22 em Vitória, Espírito Santo, com uma turma mais que querida! Estiveram presentes servidores públicos do governo de Estado e colaboradores de iniciativas acadêmicas e privadas.

A oficina foi realizada no já criado Laboratório de Inovação do Governo do Espírito Santo, o LAB.ges. Para saber mais como foi esse encontro, convidamos Pedro Henrique Trindade, que é Gerente de Inovação na Gestão na Secretaria de Gestão e Recursos Humanos, para contar a sua perspectiva sobre a experiência:

Montagem de Laboratórios – Governo do E.S.

Por Pedro Henrique Trindade

”Recebemos nos dias 20, 21 e 22 de novembro último a equipe WeGov (André e Ana) para realização da oficina “Montagem e manutenção de Laboratórios de Inovação em Governo”. Ministrada para a equipe do Laboratório de Inovação na Gestão do Governo do Estado do Espírito Santo, colaboradores e instituições parceiras.

A ideia inicial seria que alguns (poucos) membros da equipe do LAB.ges pudessem participar dessa mesma oficina em Florianópolis, mas ao longo do caminho entendemos que poderia ser mais interessante realizarmos a oficina por aqui mesmo, ampliando a participação para outros servidores e ainda abrindo a possibilidade de participação de outras instituições parceiras.

Desta forma conseguimos engajar mais servidores, além da equipe do LAB.ges, permitindo que esta iniciativa seja compreendida por uma gama maior de pessoas, potencializando a capacidade de atuação do Laboratório, especialmente por meio de parcerias dentro e fora do Governo.

A programação era fazer a oficina antes do Laboratório nascer, mas como a realidade às vezes nos surpreende, o LAB.ges nasceu antes de conseguirmos realizar a oficina por aqui. Confesso que essa situação que gerou, ao menos em mim, uma pequena dúvida se a oficina seria proveitosa mesmo após o início das atividades do LAB.ges. No fim das contas realizar a oficina após o nascimento do Laboratório foi extremamente proveitoso e produtivo para nossas atividades e próximos passos.

Para nós, do LAB.ges, fazer a oficina foi fundamental! Conseguimos compreender melhor o caminho que escolhemos seguir para promover a inovação no âmbito do Governo do Estado do Espírito Santo em função do conteúdo e das práticas aplicadas na oficina.

Ecossistema de inovação

Recebemos muito combustível com o conteúdo da oficina, nos motivando a seguir em frente e encarar os diversos desafios, ressaltamos também a parceria de outras instituições presentes na oficina o que só tende a fortalecer o ecossistema de inovação no Espírito Santo, aqui o Governo não trabalha sozinho!

Enfim, a oficina foi fantástica! Abriu caminhos, consolidou ideias e despertou dúvidas, mas nos deixou com uma certeza: é preciso escolher um caminho e iniciar a caminhada, já escolhemos o nosso!

Espero que voltem muitas vezes para trabalharmos juntos! Ah…..tem moqueca esperando vocês por aqui!

Muito obrigado WeGov!”

Oficina Laboratórios de Inovação no Setor Público para a Escola de Serviço Público do Espírito Santo.


Mais informações

Gostou da experiência? Não deixe de entrar em contato conosco para marcar um café e conversar sobre como levar uma oficina até a sua instituição.

Pedro Trindade

Pedro Trindade

Pedro é Economista e especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo. Servidor público efetivo do Munícipio de Serra/ES desde 2004, atualmente ocupa a função de Gerente de Inovação na Gestão na Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos, do Governo do Estado sendo responsável por coordenar as atividades do Laboratório de Inovação na Gestão – LAB.ges. Entusiasta e defensor do empreendedorismo e da inovação no ambiente público, como forma de criar um novo Governo no País, mais dinâmico, eficaz e antenado com as reais demandas da sociedade.

Mais artigos