ConnectLab

No dia 30 de Agosto aconteceu a inauguração do ConnectLab, o espaço do conhecimento da sede dos Correios de Santa Catarina. O evento foi prestigiado pelos servidores da própria instituição, pela equipe da WeGov e por outras instituições públicas.

Uma das atividades da ampla programação da inauguração foi um painel sobre inovação, e como ela pode (e deve) acontecer no ecossistema do setor público. O debate contou com a presença de convidados de instituições que são referência na área de inovação: Guilherme Tossulino, coordenador do programa de inovação da Softplan, André Tamura, diretor-executivo da WeGov e Jefferson de Oliveira Gomes, diretor do SENAI.

Os Correios de Santa Catarina, uma das instituições participantes do HubGov 2017, foi pioneiro dentro da sua rede e, através da sua iniciativa em criar o espaço do conhecimento, se torna um exemplo a outras instituições públicas brasileiras.

Confira a nota de inauguração do espaço:

Superintendência Estadual dos Correios de SC inaugura o ConnectLab

O dia 30 de agosto foi uma data histórica para os Correios de Santa Catarina, com a inauguração do ConnectLab, um espaço colaborativo para promover a inovação e o compartilhamento do conhecimento.

Um evento no Auditório Amanajé do Centro Operacional e Administrativo dos Correios (COA), em São José/SC, marcou a inauguração do espaço e teve uma programação voltada para a gestão do conhecimento e inovação, incluindo visitação ao ConnectLab (público interno e externo), roda de conversa sobre inovação (com a participação de convidados do SENAI, Softplan e WeGov), e mostra de projetos do Pólo de Educação de SC.

Empregados com bolsas de estudo em mestrado e pós-graduação da UniCorreios (Universidade Corporativa dos Correios), e alunos do curso técnico de Logística do Instituto Federal do Paraná, ministrado em parceria com a UniCorreios, apresentaram suas pesquisas e estudos.

O ConnectLab ocupa uma sala de aproximadamente 30 m2, e será um espaço colaborativo para aplicação de metodologias ativas de aprendizagem e desenvolvimento e cocriação de projetos. Tem como propósito também ser um espaço para disseminar abordagens para soluções de problemas complexos e ações do Programa Compartilhar – Gestão do Conhecimento. As atividades do ConnectLab visam, assim, melhoria para os processos e negócios, maior integração entre as áreas e incentivo à inovação, estratégia presente no novo modelo de gestão dos Correios.

ConnectLab

Da ideia ao espaço físico

A ideia do ConnectLab foi inicialmente concebida em novembro de 2016, quando três empregados participaram de uma Oficina de Laboratório de Inovação em Governo, promovida pela WeGov – Espaço de Aprendizado em Governo. No entanto, a implantação do espaço foi iniciada efetivamente em fevereiro de 2017, quando a UniCorreios formalizou e incentivou a construção de espaços físicos, com o objetivo de fomentar a gestão do conhecimento, incentivar a geração de ideias e potencializar a inovação de processos, produtos e serviços da empresa.

A partir destes dois eventos, a equipe do Pólo de Educação de Santa Catarina começou a imaginar o espaço e criou uma planta. Considerando o cenário da empresa de redução de despesas, a equipe responsável pelo projeto pensou em duas estratégias para conseguir recursos para implantar o espaço: reaproveitamento de materiais já existentes e doações. Por meio de uma campanha interna entre os colaboradores da Superintendência para arrecadação de materiais para o ConnectLab, adquiriu-se xícaras, paletes, colchão, papel de parede, almofadas, luminárias, cafeteira, livros, quadros, tinta, relógio, tapete, pneus, tecidos, puffs, entre outros.

Os pneus e tecidos se transformaram em pufes; contact colorido se transformou em decoração para mesas e portas; fitas coloridas e EVA geraram a decoração de uma das paredes que remete ao jogo do Pac-Man. O personagem central é o carteiro, que vai atrás de ícones que geram ideias e inovação, fugindo dos fantasmas que simbolizam as barreiras organizacionais para o desenvolvimento, como pessoas que sempre dizem que não vai dar certo, resistências, medos e burocracias. Todo o espaço foi montado pelas mãos da equipe do Pólo de Educação, com o apoio de uma colega da área de Vendas. A parede em formato de quadro negro ganhou arte da @Étteestudio, que topou fazer o trabalho gratuitamente e foi um dos parceiros do projeto.

ConnectLab

Leia a nota completa aqui .

Contato do ConnectLab: connectlabsc@outlook.com


Mais Informações

Acesse nosso blog e fique por dentro das atividades da WeGov!

Ana Camerano

Ana Camerano

Ana cursa Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina. Foi diretora de operações da AIESEC, trabalhando com projetos sociais em Florianópolis. Tem experiência de voluntariado e estágio na América Latina e acredita que temos muito a aprender com os nossos vizinhos. Responsável pelo relacionamento com o cliente, encontrou na WeGov uma maneira de impactar positivamente a sociedade e revigorar o setor público.

Mais artigos