entrevista com premiados

O encerramento do HubGov, que aconteceu no dia 01 de Setembro de 2017, coroou a jornada de seis meses de duração do programa. Durante esse tempo, 14 instituições estiveram presentes trabalhando arduamente, em colaboração e cooperação entre si. Ao todo, foram 55 servidores públicos participantes, em busca de uma solução aplicável ao seu desafio institucional. De fato, não foi fácil, e o caminho não foi conquistado sem obstáculos.

O desenvolvimento de novas habilidades, a superação de desafios e um novo olhar para a inovação no setor público foram características perceptíveis em cada um de nossos hubgovers (como chamamos carinhosamente os participantes do programa), e que acabaram refletindo na própria instituição a que representavam.

O encerramento, além de ter sido o evento final para a apresentação das soluções desenvolvidas, cumpriu o papel de homenagear o desempenho e a dedicação de todos os servidores e instituições participantes. Contamos, ainda, com um momento de premiação para os destaques individuais e institucionais do programa.

Categorias de premiação

Elencamos as categorias de premiação e seus ganhadores:

Maior participação individual – Larissa Garcia Martins (ALESC).

Maior desenvolvimento individual durante o programa – Frederico Tadeu da Silva (SES-SC).

HubGover modelo – Rhuan Bittencourt (CREA-SC).

Maior participação institucional – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC).

Maior desenvolvimento institucional durante o programa – Secretaria do Estado do Desenvolvimento Sustentável (SDS-SC).

Melhor proposta de solução – Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC).

Entrevista com premiados

Dentre os vencedores, entrevistamos o Frederico Tadeu, ganhador do prêmio ”Maior desenvolvimento durante o programa” e a equipe do Tribunal Regional Eleitoral, que ganhou o prêmio ”Melhor solução desenvolvida” e que foi votada ao vivo durante o encerramento.


Frederico Tadeu da Silva

Qual foi a transformação que você sentiu após o HubGov?

Acredito que a maior transformação foi pessoal. O aprendizado com os colegas por meio das oficinas e palestras me transformou em um profissional melhor, em uma pessoa melhor. Aprendi a ser mais colaborativo, auxiliando em alguns momentos e receptivo às ideias dos colegas em outros. Além do aprendizado técnico, a rede pessoal me transformou positivamente, me encorajando a acreditar que os projetos e ideias inovadoras podem dar certo!

Quem é o Fred depois do HubGov?

Sou um Fred mais encorajado aos desafios. Desde os menores, até os mais complexos. Quero continuar sendo um agente de transformação, e agora, de inovação no serviço público não limitando-me apenas a minha instituição. Acredito mais no meu potencial inovador, nas melhores ideias, na criatividade que sempre me acompanhou desde minha infância. Sou um Fred mais capacitado a lidar com as barreiras que nos fazem crescer ainda mais e a chegar mais longe. Obrigado ao HubGov. Nele, todos os colegas de programa, equipe da WeGov e profissionais que dedicaram seu valioso tempo na transformação de minha vida.


Tribunal Regional Eleitoral – SC

Como foi o processo de criação da solução?

A solução não foi construída, mas apareceu como um insight. Claro que esse insight foi inspirado em tudo o que vivenciamos durante o HubGov, palestras, oficinas e discussões, mas em especial na própria ideia de acreditarmos que a resolução de um problema pode ser mais eficaz quando se aposta no trabalho colaborativo.

Como conseguiram engajar toda a equipe, mesmo os que não participaram do HubGov?

Quanto à equipe da ASCOM do TRE-SC, já é comum trabalharmos de forma integrada e colaborativa. O que fizemos foi manter todos os nossos servidores informados permanentemente sobre o que acontecia no Programa. Quanto às instituições parceiras da rede HubBio, o que mais valeu foi o contato interpessoal, seja nas dependências da Softplan (durante os encontros do HubGov ou no espaço do Coworking) ou através de visitas realizadas em alguns órgãos públicos.


HubBio: a solução vencedora desenvolvida pela equipe do Tribunal Regional Eleitoral-SC.


Mais Informações

O HubGov 2017 acabou, mas o aprendizado não tem fim. Ainda há obstáculos a serem superados, e um novo caminho a ser trilhado na implementação das soluções desenvolvidas. Novos horizontes foram avistados e muitas novidades ainda estão por vir.

Não perca o lançamento do HubGov 2018. Fique de olho em nossas redes sociais e acompanhe as próximas informações!

Ana Camerano

Ana Camerano

Ana cursa Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina. Foi diretora de operações da AIESEC, trabalhando com projetos sociais em Florianópolis. Tem experiência de voluntariado e estágio na América Latina e acredita que temos muito a aprender com os nossos vizinhos. Responsável pelo relacionamento com o cliente, encontrou na WeGov uma maneira de impactar positivamente a sociedade e revigorar o setor público.

Mais artigos