Depoimentos dos oradores

No dia 1° de Setembro foi realizado o Encerramento do programa HubGov 2017. Durante a cerimônia tivemos o discurso dos oradores Vanessa Costa e Major Thiago Augusto Vieira, da Justiça Federal e Polícia Militar de Santa Catarina, respectivamente.

Ambos foram participantes do programa, juntamente com mais três colegas de sua instituição. Confira abaixo o discurso produzido e proferido por eles no encerramento do HubGov:

Depoimento dos Oradores: Programa HubGov 2017

por Vanessa Costa e Thiago Augusto Vieira

Boa tarde a todos aqui presentes: autoridades, hubgovers, demais colegas servidores públicos e wegovers. Foi com muita honra e satisfação que aceitamos o desafio de falar sobre a experiência de participar do programa HubGov.

E diante desses 6 meses intensos, como resumir tudo o que vivemos? Um processo contínuo de transformação, de compreender que os desafios alimentam o crescimento e a inovação.

Chegamos aqui isolados em nossas ilhas, cada qual com os colegas da própria instituição. E no processo de nos abrir para ouvir, conhecer e colaborar, sentimos alegria e alívio em perceber que não estávamos sozinhos! Que era possível juntar esforços. E ficamos curiosos para ver o que a soma dos nossos talentos era capaz de criar.

Essa foi uma jornada de transformação. Aprendemos e aplicamos uma abordagem de resolução de problemas centrada na pessoa, nas suas necessidades e nas suas dores, com a empatia permeando todo o processo de inovação. Descobrimos novas formas de olhar, de pensar… resgatamos a criatividade adormecida lá na infância e constatamos que um time produtivo também pode ser leve, divertido e criativo.

A colaboração saiu da teoria e veio para a prática. E ao vivenciar esse processo constatamos que sim, colaboração funciona. Dá trabalho, exige paciência, resiliência, construção de consenso, uma certa angústia enquanto o resultado não aparece… Mas quando os insights brotam, é lindo demais! O entusiasmo toma conta e nos surpreendemos com o que somos capazes de criar em conjunto. E vemos o quanto é rico esse encontro do “nós”.

Encontramos o “nós” quando nos conectamos uns com os outros, não apenas por redes sociais ou telas de aparelhos celulares, mas também por meio de um abraço apertado e de um olhar amigo. Permitam que seus olhos encontrem os de outras pessoas ao seu redor. E se perguntem internamente: o que podemos fazer juntos? Lembrem-se que problemas complexos podem necessitar de equipes multidisciplinares, de diferentes conhecimentos, experiências e perspectivas para que soluções sejam construídas.

Essa solução que alimenta a esperança. A esperança que alimenta o fazer. Todo dia podemos fazer de nossas vidas e do serviço público o que TODOS NÓS sonhamos e desejamos. O fazer ou não fazer só depende de nós, continuemos caminhando nessa busca do inovar, de conjugar o verbo “encantar”.

É certo que dificuldades existem e que os desafios são muitos. Mas podemos escolher: focar no que ainda falta ou nos inspirar nas iniciativas que já estão acontecendo no Brasil e no mundo. O processo é gradual, orgânico, mas segue acontecendo. Permitam-se contagiar e sentir revigorar a esperança e a convicção de que é possível! E lembrem-se de que muitas vezes o impossível só existe dentro de nossas cabeças. E que, aliás, como diria Walt Disney: “é divertido fazer o impossível!”

Transpor as barreiras de nossas instituições, formando uma rede para que possamos cada vez mais bem servir o cidadão. Estamos certos que juntos, colaborando e compartilhando experiências, rompemos com o modelo compartimentado, limitado e de transferência de responsabilidades, infelizmente, tão usuais nos serviços públicos.

Para inovar no serviço público, no mundo, é preciso inovar a si mesmo. Transformação dentro, para poder transformar fora. Conseguir olhar o mundo cotidiano de forma diferente, com lentes capazes de ver outras cores.

Que mais do que técnicas, possamos levar em nossas caixas de ferramentas mais empatia, mais amor, mais vontade de compartilhar e colaborar, mais prestatividade, mais iniciativa e autoresponsabilidade.

Hoje é dia de celebrar, honrar os passos do caminho, agradecer a nós hubgovers pelo comprometimento e parceria, às nossas lideranças pelo apoio, aos colegas do trabalho pela ajuda nas instituições enquanto trabalhávamos aqui, a WeGov por ter concebido e apostado nessa ideia e à Vida por ter nos oferecido essa preciosa oportunidade.

Apesar do tom de encerramento, hoje também é dia de iniciar uma nova jornada: o cultivo das sementes que foram lançadas. Sementes essas capazes de fazer brotar um serviço público melhor. Que cada um de nós possa descobrir o que nos torna únicos, o que fazemos de melhor. Que consigamos colocar nossos talentos a serviço, participando, cada um do seu modo, da construção de um mundo melhor, para nós e para as próximas gerações. O Brasil e o mundo precisam disso.


Mais Informações

Acompanhe a WeGov nas redes sociais e fique por dentro das novidades e do lançamento do Próximo HubGov!
Confira: Fotos do ecenrramento.

Gabriela Tamura

Gabriela Tamura

Diretora Administrativa da WeGov. Administradora Pública graduada pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Pós-graduada em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil e resiliente de plantão. Trabalha há 10 anos com a realidade do setor público e resolveu ajudar.

Mais artigos