A Fábrica de Ideias é uma iniciativa da Anvisa voltada para promover a cultura de inovação no contexto do setor público. A ideia da Fábrica surgiu em 2015 e vem sendo implantada desde 2016 como parte da estratégia de inovação corporativa da Agência. Na prática, a Fábrica de Ideias é uma rede corporativa de inovação composta por agentes públicos e colaborares engajados no desafio de promover a cultura de inovação no ambiente organizacional para entregar melhores serviços à população.

O processo

A experiência nesses 15 meses de trabalho com o piloto da Fábrica de Ideias nos permitiu alcançar resultados promissores apesar dos desafios e limitações inerentes à temática de inovação no setor público.

Tivemos aproximadamente 300 pessoas engajadas nas diversas atividades do projeto piloto; testamos alguns formatos de oficinas de design e de capacitação; experimentamos e desenvolvemos algumas ferramentas de design; construímos nosso processo de trabalho alinhado ao mindset da regulação; formamos 40 gestores da média e alta liderança; disseminamos conceitos básicos sobre inovação; realizamos palestras; compartilhamos experiências e promovemos concurso de ideias, além de mentorias em projetos reais e de algumas iniciativas de inovação aberta. Foi certamente um período de muito trabalho e totalmente ‘learning by doing‘, mas com pessoas incríveis e algumas parcerias fundamentais, como a do Laboratório de Inovação em Governo – Gnova/Enap.

O piloto da Fábrica de Ideias foi avaliado positivamente por 72% dos respondentes da pesquisa de opinião realizada internamente ao final do projeto e tivemos uma melhora significativa na percepção dos servidores em relação ao grau de abertura para inovação nos processos de trabalho da Agência, atualmente com 56% de avaliações que o consideram como bom ou ótimo. Sim, ainda há muito o que fazer, mas já é um cenário bem diferente dos 67,2% de avaliação ruim ou péssima diagnosticado em 2015.

Resultados

Com as primeiras mudanças realizadas no modelo de atendimento ao público em um dos pilotos da Fábrica de Ideias, a resolutividade da central de atendimento da Agência subiu de 84,18% para 91,56% já no primeiro mês de teste de algumas das ideias geradas. Também estão em fase de implantação a realização de audiências em ambiente virtual entre cidadãos e técnicos da Agência, com grande expectativa de economia de tempo e gastos com deslocamento dos interessados para Brasília. Nesse mesmo piloto também foi realizado teste de uma iniciativa de transparência ativa sobre dúvidas frenquentes dos usuários e tivemos uma participação de 3.783 participantes no webniário idealizado nas oficinas de inovação da Fábrica de Ideias, um resultado bastante positivo para um tema altamente especializado (ensaios clínicos para dispositivos médicos), o que mostra o potencial de alcance dessa iniciativa.

Atualmente estamos finalizando testes para implantação de soluções idealizadas de forma colaborativa para melhorar a comunicação corporativa entre a sede da Anvisa com suas unidades descentralizadas e unidades de vigilância sanitária estaduais e municipais e de uma nova ferramenta para melhoria da participação social no processo de regulamentação da Agência e preparando o lançamento da nova intranet, idealizada a partir de insights obtidos dos usuários internos no processo de design durante o piloto.

Próximos passos

Em relação à Fábrica de Ideias estamos finalizando o plano de ação da estratégia de inovação corporativa da Agência para enfrentar o desafio de dar maior escala e sustentabilidade às atividades e resultados obtidos até o momento. Nesse pacote está prevista a formação de uma rede interna de facilitadores, a disseminação de métodos e ferramentas e a implantação de espaços de cocriação e intercâmbio de conhecimento.

Em breve compartilharemos o novo conceito do projeto em sua versão 2.0.

Nossa missão é conectar pessoas, criar soluções! Vamos inovar ;)

Texto originalmente compartilhado entre os membros da Rede InovaGov
Foto originalmente publicada no blog da Rede InovaGov

Gustavo Trindade

Gustavo Trindade

Gustavo Trindade é servidor público há mais de quinze anos, possui formação na área jurídica, mestrado em saúde pública e especializações na área de direito público, saúde e políticas públicas. Atualmente trabalha na área de gestão do conhecimento, inovação e pesquisa e ajudou a cocriar a Fábrica de Ideias da Anvisa.



Mais artigos