Design Thinking no Serviço Público

Francine
Posted on

Oficina aconteceu nos dias 09 e 10 de julho em Florianópolis (SC)

Eles pensam fora da caixa

Servidores Públicos aprendem Design Thinking traçando soluções inovadoras e possíveis.

Quando se escolhe uma carreira profissional, um trabalho ou uma função, surge um novo futuro. Nesse espaço de tempo mesclam-se sonhos, novas expectativas e o desejo das boas realizações. Esse novo olhar oferta liberdade de interpretação e provoca novas escolhas. Manter essa chama que provoca mudanças e inovações sobre o mundo é um desafio diário em todas as áreas quando enfrentamos nossos próprios modelos mentais.
Na gestão pública apostar na inovação mantendo acesa essa chama, tem como premissa ouvir o cidadão. Quando se permite novos olhares sobre antigos problemas, soluções aparentemente simples geram grandes resultados por suas co-criações executadas em parceria com a comunidade.
design-thinking-wegov6
Foi pensando em criar soluções criativas para processos complexos que servidores públicos da esfera federal, municipal e estadual participaram da oficina “Design Thinking no Serviço Público”, promovida pela WeGov. Ao todo 32 alunos trabalharam entre os dias 9 e 10 de julho em Florianópolis, orientados por Álvaro Gregório – idealizador de serviços como o Poupatempo, Portal Cidadão.SP, Rede Paulista de Inovação e o iGovLab – primeiro Laboratório de Inovação em Governo da América Latina, entre outros projetos.
O trabalho envolveu práticas e dinâmicas com as ferramentas e abordagens do Design Thinking. Tudo com foco na solução de problemas vividos pelo cidadão. As aulas também permitiram uma ampla troca entre os servidores dos diferentes órgãos e instituições governamentais, que trabalharam baseados em alguns problemas frequentes e reais.

“As ferramentas do design nos ajudam a organizar o pensamento, compreender o problema, explicá-lo e nos dá ideias. Assim surgem novas formas de lidar com antigos problemas.”
Alvaro Gregorio

Quando esses processos de criação são voltados para transformar novas ideias em novos serviços, de forma colaborativa, o resultado é um experimento em inovação. Durante as aulas, o grupo pode aprender fazendo, e agora cada participante poderá disseminar o que aprendeu, aplicando as propostas, nas áreas e setores que atuam.
design-thinking-wegov7
A Professora Mara Rubia Theis conhecia o Design Thinking e já havia participado de outras temáticas de ensino sobre o tema. Na prática oferecida pela WeGov além de aprender fazendo, ela conseguiu trocar experiências que valorizaram seu papel de educadora na gestão pública.

“Fazer esse curso foi muito especial para mim. Aqui, percebi como as pessoas busca a inovação também no setor público, profissionais que querem fazer melhor, para atender a todos baseados na necessidade real das pessoas. Foi muito bacana! Estou saindo daqui muito motivada e integrando uma rede com pessoas especial que fazem a diferença, no movimento contrário aos rótulos comuns do serviço público” – Mara Rubia Theis


Mais informações

O álbum de fotos completo você encontra em nosso Flickr
Gostou da Oficina de Design Thinking no Serviço Público? Inscreva-se em nossa Newsletter para receber novidades sobre as próximas turmas.
Quer realizar a Oficina na sua instituição? Fale conosco.
Fotos: José Chamusca Jr.

One thought on “Design Thinking no Serviço Público

Deixe uma resposta