espírito santo

Acreditamos que iniciativas como esta de ‘pensar diferente’, por meio de novos métodos para solução de problemas, são imprescindíveis para colocar o governo no século XXI.

Esse foi um dos muitos depoimentos dos participantes que estiveram presentes na oficina de Design Thinking realizada com o Governo do Espírito Santo.

Ministrada por Patrícia Garcia e Lincon Shigaki, a oficina fez parte da trilha de capacitação em inovação, lançada pelo Laboratório de Inovação na Gestão – Lab.GES em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

O Governo do Espírito do Santo vem desempenhando um papel inovador dentro do cenário brasileiro. Iniciativas como a criação do Lab.GES e da Trilha de Capacitação em Inovação estão promovendo a integração e colaboração com outros órgãos do governo e fortalecendo a inovação intersetorial.

Ambas as iniciativas foram lançadas recentemente, na Semana da Inovação, que aconteceu nos dias 16, 17, 18 e 19 de Outubro.

Oficina Design Thinking para a Escola de Serviço Público do Espírito Santo

A oficina

A oficina Design Thinking foi realizada nos dias 23 e 24 de Outubro, na capital Vitória. Estavam presentes representantes da Escola de Serviço Público do Espírito Santo, Secretaria de Gestão de Recursos Humanos/ES, Secretaria do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social/ES, Secretaria da Educação/ES, Secretaria da Cultura/ES, Secretaria da Economia e do Planejamento/ES e outras instituições.

A abordagem da oficina seguiu o conceito de Learn by Doing, trazendo dinâmicas bastante práticas. Os participantes utilizaram ferramentas e conceitos do Design Thinking para prototipar uma solução a um desafio real enfrentado pelo Governo do Espírito Santo.

A turma se dividiu em 5 (cinco) grupos, onde cada grupo propôs um desafio a ser solucionado. Foram eles:

Desafio: “Como podemos criar uma solução integrada para ter um ambiente seguro na escola?”

Desafio: “Como garantir o atendimento a mulheres em situação de violência, por meio da padronização e integração dos serviços públicos?”

Desafio: “Como tornar a experiência do cidadão mais agradável no atendimento nas unidades hospitalares da Grande Vitória?”

Desafio: “Como podemos emancipar as famílias que vivem em extrema pobreza no Espírito Santo?”

Desafio: “Como aproveitar melhor os talentos individuais dos servidores públicos e fazer com que se sintam parte da criação e implementação de ações públicas efetivas?”

Todas as soluções propostas visam atender a um dos desafios e seguem vias de implementação futuramente.

Nós discutimos temas complexos e o Estado lida com problemas complexos. As soluções não são simples mas existem, e o Design Thinking pode auxiliar no processo.


Encontro marcado

E a inovação não pode parar! Nos dias 20, 21 e 22 de Novembro temos mais um encontro marcado com o Governo do Espírito Santo, dessa vez ministrando a oficina Laboratórios de Inovação.

Se você também quer levar esse aprendizado para dentro da sua instituição, entre em contato conosco para tirar todas as suas dúvidas!

Ana Camerano

Ana Camerano

Ana cursa Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina. Foi diretora de operações da AIESEC, trabalhando com projetos sociais em Florianópolis. Tem experiência de voluntariado e estágio na América Latina e acredita que temos muito a aprender com os nossos vizinhos. Responsável pelo relacionamento com o cliente, encontrou na WeGov uma maneira de impactar positivamente a sociedade e revigorar o setor público.



Mais artigos