Iniciamos o ano muito bem acompanhados aqui na WeGov, com um projeto que nos encheu de entusiasmo e esperança: a Jornada Design de Processos para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Entusiasmo, pois a turma foi determinante para o resultado que alcançamos, e esperança, por acompanhar um processo de transformação em um ambiente, teoricamente rígido, como o militar. Se até ali nós conseguimos plantar a semente da inovação, o céu é o limite.

Foi uma jornada de 67 horas, 60 litros de café, 6 semanas, 4 módulos, 1 palestra de abertura e 1 de encerramento.

Iniciamos a jornada dia 25 de janeiro de 2016 com a palestra do grande parceiro e mentor Alvaro Gregorio, com o tema: “Por que insistimos em resolver problemas?”. No dia seguinte, separamos a turma em grupos por diretoria e realizamos reuniões para identificação dos problemas a serem trabalhados.

A partir da definição de problemas, os participantes trabalharam com ferramentas do BPM e o pensamento inovador do Design Thinking durante 4 módulos e chegaram a soluções realmente inovadoras.

Encerramos a jornada no dia 01 de março de 2016 com a apresentação das soluções sugeridas ao Comandante-Geral dos Bombeiros Coronel BM Onir Mocellin, e com a palestra inspiradora do Coronel PMSP Jose Maurício Weisshaupt com o tema: “Como esperar melhorias fazendo sempre a mesma coisa?”

Gostaríamos de agradecer ao Comandante-Geral Onir Mocellin por ser ousado e permitir a inovação dentro da corporação, aos participantes que foram incansáveis e aos parceiros que iluminaram a jornada Alvaro Gregorio, Cel Luis Haroldo e Cel Jose Maurício Weisshaupt Perez.

Seguimos acompanhando os próximos passos dessa turma, porque essa jornada não tem fim.

Se você gostou dessa jornada e imagina algo parecido para sua instituição, vamos conversar >>

Gabriela Tamura

Gabriela Tamura

Diretora Administrativa da WeGov. Administradora Pública graduada pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Pós-graduada em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil e resiliente de plantão. Trabalha há 10 anos com a realidade do setor público e resolveu ajudar.



Mais artigos