Processos de Comunicação

Oficina

Brasília - DF


09:00 as 18:00
Sede CNM
SGAN 601, módulo N - Asa Norte, Brasília/DF - Mapa
Certificado
-
Carga Horária
16 horas

O trabalho de uma Secretaria de Comunicação em organizações governamentais pressupõe o gerenciamento da imagem institucional e a publicidade de seus serviços tanto para seu público interno quanto para o externo. Ter o entendimento e mapeamento dos processos básicos das operações do setor de comunicação é essencial para que este gerenciamento seja efetivo.

Além de conhecer a estrutura ideal de um setor de comunicação através de seus processos, a oficina possibilitará aos participantes a oportunidade de troca com outras instituições (benchmarking sistematizado interinstitucional).

Esta oficina tem como objetivo fazer com que os pensadores de comunicação das instituições públicas discutam e entendam os processos de trabalho como uma oportunidade para aprimorarem suas práticas de gestão.


Público-alvo

Gestores e profissionais que atuam na área de comunicação das instituições públicas. Equipes de comunicação (Ascom, Secom).


Conteúdo Programático

Learning (parte teórica)

  • Conceitos básicos sobre processos e abordagens metodológicas a serem utilizadas
  • Mapeamento dos processos – conceitos
  • Mapeamento dos processos de comunicação
  • Análise dos processos – conceito
  • Redesenho dos processos – conceito

Doing (parte prática)

  • Confecção da cadeia de valor
  • Mapeamento de um fluxo de processo
  • Análise do fluxo
  • Redesenho do processo
  • Protótipo

Ferramentas – Metodologias

  • Canvas modelo de negócios públicos;
  • Canvas cadeia de valor;
  • BPM;
  • Fluxo;
  • Procedimentos operacional padrão – POP;
  • Design Thinking;
  • Mapa de empatia;
  • Jornada do usuário;
  • Abordagem baseada na resolução de problemas;
  • Repositórios de documentos;

e depois...

No último dia da oficina você sairá com um canvas indicando todos os processos que a sua instituição realiza, os que necessitam ser criados e um fluxo mapeado, analisado e redesenhado além de acesso a um repositório digital onde cada participante compartilhará seu material produzido na oficina.


Facilitadoras

Vanessa Aguiar

Vanessa Aguiar é jornalista com especialização em Ciências Sociais (Globalização e Cultura) pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo e MBA em Negócios Digitais. Atua há mais de 15 anos na área de comunicação e marketing digital. Trabalhou em grandes empresas como Banco Real, Agência MPP Interativa e CDN Comunicação Corporativa. Em Florianópolis, foi uma das fundadoras da Clear Educação e Inovação.  É consultora de comunicação para o Terceiro Setor, desenvolvendo estratégias para o Instituto Voluntários em Ação e Instituto Comunitário Grande Florianópolis. É uma das idealizadoras e fundadoras do Social Good Brasil. Há cinco anos atua na área de comunicação pública. Em 2012 foi Gerente de Planejamento na Secom-SC. Entre 2013 e 2017 trabalhou como assessora em comunicação no Ministério Público de Santa Catarina onde foi responsável pelo Projeto MPSC em Rede. Atualmente  é consultora de comunicação e marketing.

Gabriela Tamura

Gabriela Flores Caldas Tamura é Diretora Administrativa da WeGov. Administradora Pública graduada pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Pós-graduada em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil. Resiliente de plantão começou seu relacionamento com o setor público há 10 anos. Conhece bem a realidade do governo e resolveu ajudar.