Pesquisa Etnográfica

Palestra

Florianópolis - SC


15:00 as 17:00
WeGov | Softplan – Sapiens Parque
Avenida Luiz Boiteaux Piazza, 1302, Canasvieiras - Mapa
Certificado
-
Carga Horária
2 horas

O que é Pesquisa Etnográfica

A Pesquisa Etnográfica consiste em um tipo de pesquisa qualitativa, que contribui como fonte de inspiração para obtenção de ideias relevantes para produtos, serviços, políticas públicas. A Pesquisa Etnográfica tem origem na Antropologia e na Sociologia, e exerce um papel importante para compreender a vida e as necessidades das pessoas, já que o método explora seu cotidiano, com o objetivo de conhecer diferentes pontos de vista e vivências.

O valor da Pesquisa Etnográfica está em quebrar paradigmas existentes sobre determinadas comunidades, identificar significados e investigar circunstâncias específicas. Muitas vezes, a pesquisa etnográfica é combinada com métodos de pesquisa quantitativos.

Na criação de políticas públicas e de serviços públicos, a pesquisa etnográfica pode ser utilizada para melhor compreender as necessidades e hábitos de cidadãos, de maneira que colabore para a criação de soluções mais efetivas e completas.


Público-alvo

Servidores públicos, agentes públicos e pessoas interessadas em resolver problemas complexos, implantar mudanças sociais e atender os interesses dos cidadãos.


Palestrante

Patricia Garcia

Patrícia Garcia é responsável pela Rede de Relacionamentos da WeGov. É formada em Design de Produtos pelo IF-SC, com mestrado em Antropologia Social pela Universidade de Manchester, na Inglaterra, e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Tem experiência em grandes empresas com inovação, usabilidade e qualidade. Já fez trabalho voluntário na Ucrânia, e acredita que as pessoas podem conviver sabendo respeitar as diferenças e trabalhando para um bem comum.