Palestra Design Thinking

Lincon Shigaki
Posted on

A primeira agenda do Programa HubGov foi a palestra Design Thinking realizada no dia 27 de março de 2017

No dia 27 de março de 2017 a WeGov realizou a palestra de Design Thinking, apresentando uma abordagem projetual humanizada que sugere um conjunto de métodos multidisciplinares para entender pessoas e contextos. Desta forma, os participantes foram estimulados a refletirem sobre significado, valor, funcionalidade e forma dos serviços desenvolvidos pelas instituições, sugerindo processos iterativos e incrementais de prototipação para co-criarem soluções relevantes no dia a dia.
Participaram do encontro as 14 instituições participantes do Programa HubGov, sendo a primeira agenda de um programa de inovação para instituições públicas. O Design Thinking guiará a abordagem que as instituições trabalharão em seus desafios ao longo do programa.
O início da programação foi marcado de descontração e interação. Realizamos a dinâmica “Café da Infância”, em que os participantes trouxeram alguma comida que remetesse a sua própria história. Comida e infância geralmente contam muito sobre as pessoas. Por isso, reunimos esses dois elementos para promover um café da manhã agradável, cercado por histórias genuínas e risadas. A dinâmica tinha o propósito de relembrar a infância e resgatar a criatividade, característica essencial para exercer as atividades do HubGov.
Por fim, pontuou-se que a prototipação é uma possibilidade de aprendizado. Sem “glorificar” os erros, compartilhamos a ideia de que os erros não devem ser “criminalizados”, desde que a experiências possibilitem insights valiosos para tentativas mais assertivas.
O HubGov terá sua próxima agenda nesta quinta-feira, dia 30 de março, com a primeira parte da Oficina Design de Processos. Continue acompanhando as notícias do #HubGov!

Por Lincon Shigaki

Lincon é Facilitador de Aprendizado da WeGov. Formado em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalhou com consultoria em gestão no Movimento Empresa Júnior, onde foi Presidente da Ação Júnior e da Fejesc. Acredita que podemos viver em um país melhor, e não consegue se ver fora do processo de transformação dessa realidade.

Deixe uma resposta