Internet das Coisas

Palestra

Florianópolis - SC


15:00 as 17:00
WeGov | Softplan – Sapiens Parque
Avenida Luiz Boiteaux Piazza, 1302, Canasvieiras - Mapa
Certificado
-
Carga Horária
2 horas

O que é IoT?

Para o Cel Luis Haroldo, internet das coisas (IoT) é a conexão de dispositivos com sistemas inteligentes, que permite uma maior interação entre pessoas e dispositivos eletrônicos.

A inteligência desses sistemas atribui a capacidade de tomada de decisão (ou no auxílio à tomada de decisão) com maior autonomia, ampliando possibilidades de comodidade e sistematização de decisões e procedimentos. Trata-se de um passo adiante na tecnologia da automação, no conceito da Cisco, internet das coisas é “Coisas+Processos+Dados+Coisas”.

Vivemos tempos de ruptura, e a tecnologia veio para mudar de vez o jeito os nossos hábitos e rotinas. Já temos bilhões de dispositivos conectados em redes que estão começando a conversar com outros sistemas para tomar decisões, sem necessariamente uma intervenção humana.


Case SSP-SC

Na Secretaria de Segurança Pública através de Projeto Firecast Comunidade, o sistema de emergência do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina posta em tempo real todas as ocorrências via app, Twitter ou Facebook. Quem sabe num momento próximo, o aplicativo de monitoramento de saúde de um cidadão não possa estar gerando um alarme para este sistema, e com isso, ajudando a salvar vidas. Ou ainda, o perfil @ingleses5min possa evitar horas de fila de um morador do bairro que percebeu que o trânsito estava muito complicado nesta manhã.

Entender que este mundo de novas tecnologias já está presente em diferentes instituições é fundamental para o senso de urgência para incorporação no setor público. O desafio, portanto, é encontrar formas de usar essas tecnologias para melhorar os serviços públicos, buscando o crescimento econômico do Estado e bem estar das pessoas que por aqui vivem.


Palestra

Cel Luis Haroldo de Mattos

Luis Haroldo de Mattos é Coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e Professor do Senac nas Disciplinas de Gerência. Atualmente trabalha como Diretor de TIC na SSP/SC.

Code for Floripa

Code for Floripa é uma iniciativa sem fins lucrativos que tem como objetivo desenvolver soluções tecnológicas gratuitas e de código aberto para Florianópolis, através de cidadãos que estão dispostos a resolver problemas da cidade de forma voluntária.