Design Thinking no Setor Público

Edição Especial em Recife/PE

Recife - PE


09:00 as 18:00
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI)
Rua Vital de Oliveira, 32 - Mapa
Certificado
#ThinkerGov
Carga Horária
16 horas

O que é Design Thinking?

É uma abordagem metodológica utilizada por diversas instituições públicas e privadas para resolução de problemas que vão desde aperfeiçoar a distribuição de água potável no mundo, até desenvolver uma instigante narrativa para uma campanha de serviços públicos. Abordagem utilizada para a solução criativa de problemas complexos e multifacetados. Venha passear pelo mundo da inovação em governo e saia da Oficina com um certificado exclusivo de Thinker Gov o/

Diferente das metodologias analíticas focadas no sistema, mais comum em serviços públicos, o design thinking aborda esses problemas colocando o foco no cidadão, que é o protagonista desses serviços. Assim desenvolve-se, por meio de ferramentas do design e artefatos de criatividade, um ponto de vista fundamentado na estética ou forma do serviço, nas suas funcionalidades, na criação de significado e na geração de valor.

São esses elementos do design centrado no ser humano que melhoram a experiência de uso dos atuais serviços e auxiliam a inovação na atuação do governo.


Design Thinking no Setor Público

De acordo com o senso comum, organizações públicas não conseguem inovar, são burocráticas e falta-lhes estímulo para a criação de novos produtos e serviços.

O Design Thinking vem para mostrar o oposto, a abordagem transforma a forma que os agentes públicos enxergam o próprio trabalho, possibilitando uma melhor entrega de serviços aos cidadãos.


Público-alvo

Servidores, agentes públicos e pessoas interessadas em resolver problemas complexos, implantar mudanças sociais e atender os interesses dos cidadãos.


O que você vai aprender

  • Conceitos fundamentais do design estratégico ao operacional
  • Inovação incremental e disruptiva e o pensamento abdutivo
  • Design centrado no usuário e user experience
  • Design Thinking e Service Design Thinking
  • Imersão, ideação e prototipagem
  • Inovação e co-criação
  • Casos de sucesso no governo, serviços e de impacto social
  • Mão na massa / parte prática do curso

Antes do curso, acontece um hangout com os participantes para ouvir as expectativas. A WeGov enviará material prévio por e-mail, um “esquenta” para o curso (vídeos de fundamentação, material digital e bibliografia).


Facilitadores

Guilherme Rosa

Guilherme Rosa é formado em Comunicação Empresarial e trabalhou como designer em assessorias, agências e na indústria, antes de se ver fisgado pelo desafio de fazer a diferença no setor público. Na Itália, exercitou a abordagem projetual do design para o desenvolvimento territorial a partir da identidade local. Como analista, trabalhou em planos de políticas públicas, modernização administrativa em prefeituras e prospecção de cenários, sempre polinizando ideias, conectando pessoas e comprometido em promover uma cultura de inovação no setor público.

Lincon Shigaki

Lincon Shigaki é responsável pela Rede de Relacionamentos da WeGov. Formado em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalhou com consultoria em gestão no Movimento Empresa Júnior, onde foi Presidente da Ação Júnior e da Fejesc. Possui uma fé inabalável que podemos viver em um país melhor, e não consegue se ver fora do processo de transformação dessa realidade.


Edições Anteriores

Aconteceu na WeGov: Oficina de Design Thinking no Serviço Público >>
Aconteceu na WeGov: Design Thinking nos Correios >>
Aconteceu na WeGov: Oficina de Design Thinking no Serviço Público >>
Aconteceu na WeGov: Design Thinking no TST >>
Aconteceu na WeGov: Design Thinking CIASC >>