Design Thinking no Serviço Público

Certificado: Thinker Gov | Carga horária: 16 horas | Imprima o Ofício Convite

O que é Design Thinking?

selo-chancela-bienalÉ uma abordagem metodológica utilizada por diversas instituições públicas e privadas para resolução de problemas que vão desde aperfeiçoar a distribuição de água potável no mundo, até desenvolver uma instigante narrativa para uma campanha de serviços públicos. Abordagem utilizada para a solução criativa de problemas complexos e multifacetados. Venha passear pelo mundo da inovação em governo e saia da Oficina com um certificado exclusivo de Thinker Gov o/ Diferente das metodologias analíticas focadas no sistema, mais comum em serviços públicos, o design thinking aborda esses problemas colocando o foco no cidadão, que é o protagonista desses serviços. Assim desenvolve-se, por meio de ferramentas do design e artefatos de criatividade, um ponto de vista fundamentado na estética ou forma do serviço, nas suas funcionalidades, na criação de significado e na geração de valor. São esses elementos do design centrado no ser humano que melhoram a experiência de uso dos atuais serviços e auxiliam a inovação na atuação do governo. [youtube=https://youtu.be/-pHgJ4gl4tQ&w=640&h=360]

Design Thinking no Serviço Público

De acordo com o senso comum, organizações públicas não conseguem inovar, são burocráticas e falta-lhes estímulo para a criação de novos produtos e serviços. Álvaro Gregório mostra o oposto, através de metodologias e ferramentas do Design Thinking.

Público-alvo

Servidores, agentes públicos e pessoas interessadas em resolver problemas complexos, implantar mudanças sociais e atender os interesses dos cidadãos.

O que você vai aprender

  • Conceitos fundamentais do design estratégico ao operacional
  • Inovação incremental e disruptiva e o pensamento abdutivo
  • Design centrado no usuário e user experience
  • Design Thinking e Service Design Thinking
  • Imersão, ideação e prototipagem
  • Inovação e co-criação
  • Casos de sucesso no governo, serviços e de impacto social
  • Mão na massa / parte prática do curso
Além de um hangout com os participantes e palestrante para ouvir as expectativas, a WeGov enviará material prévio por e-mail, um “esquenta" para o curso (vídeos de fundamentação, material digital e bibliografia).

Edições Anteriores

Aconteceu na WeGov: Oficina de Design Thinking no Serviço Público >>

Professor

alvaro-gregorio-wegov1

Álvaro Gregório

É consultor de Inovação da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, Mestre em Educação, Administração e Comunicação e MBA on Internet Technology. Atuando no setor público desde 1981, criou para o governo paulista o ePoupatempo, o Portal Cidadão.SP, a Rede Paulista de Inovação em Governo, o inovaDay, o projeto de Governo como Plataforma, o programa de Governo Aberto e, mais recentemente, concebeu o iGovLab, o primeiro Laboratório de Inovação em Governo da América Latina. Atua como docente no ensino superior desde 1987, em cursos de Design, nas instituições ESPM e Universidade Anhembi Morumbi. Desde o ano passado, passou a concentrar suas atividades acadêmicas lecionando no MBA de Gestão e Engenharia de Serviços da POLI/USP, na disciplina de Inovação em Serviços com Design Thinking; e no Mestrado em Políticas Públicas da FGV. Iniciou em 2010 a adoção do design thinking em serviços públicos, atuando como coach em projetos nas áreas de Mobilidade Urbana, Segurança Pública, Fazendária e Serviços ao Cidadão.

Comments

  1. Pingback: Design Thinking – Metodologia para Inovação | E quando me formar?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *