Comunicação Interna

Oficina

Brasília - DF


09:00 as 18:00
ParlaMundi da LBV
SGAS 915 Sul Lotes 75/76 - Mapa
Certificado
Comunicação Interna
Carga Horária
16 horas

O trabalho de uma Secretaria de Comunicação em organizações governamentais pressupõe o gerenciamento da imagem institucional e a publicidade de seus serviços.

Esta oficina tem como objetivo fazer com que os pensadores de comunicação das instituições públicas transcendam este conceito e discutam e operacionalizem processos de trabalho de uma atividade que geralmente é deixada em segundo plano: a comunicação interna.

Para evitar o risco de se construir uma organização esquizofrênica, onde o que se fala para fora é um discurso e o que se ouve pelos corredores, é outro, a oficina de Comunicação interna da WeGov se propõe a discutir e construir um plano de comunicação interna para sua organização.

Canvas Comunicação Interna

Disponibilizamos aqui, um Canvas para você trabalhar a comunicação interna da sua instituição. Faça o download clicando na imagem abaixo :


Learning - Teoria

Repensando a comunicação interna: afinal, do que estamos falando?;
O impacto do ambiente interno e dos gestores na comunicação interna;
Informação x Comunicação: qual a relação da gestão do conhecimento com a comunicação;
A comunicação interna e seus perfis nas organizações públicas (cases práticos);
Principais desafios da comunicação interna e o papel da área especializada.


Doing - Prática

Análise do problema do nosso público interno e briefing para campanhas internas;
Diagnóstico: Raio-x da comunicação interna;
Fluxos da informação/comunicação – novo processo de trabalho;
Mapeamento dos canais formais e informais de comunicação;
Redesenho da comunicação interna;
Plano de comunicação interna;
Indicadores e métricas (o que avaliar, como avaliar e o que fazer com os resultados);


E depois?

No último dia da oficina você sairá com algumas atividades que deverá fazer para colocar seu plano de comunicação interna em prática.


Facilitadores

Alexandre Araújo

Alexandre Araújo, Publicitário, Pós-graduado em Governança de TI, trabalha há 20 anos no Tribunal de Contas da União onde já desenvolveu diversos projetos nas áreas Administrativas, Recursos Humanos e Comunicação. Atualmente é Chefe do Núcleo de Criação e Editoração na Secom/TCU. Casado com Elisa e pai do João, do Matheus e do Rafael que lhe ensinam todos os dias como a vida pode ser divertida.

Fábio França

Fábio França, 34, publicitário formado na UnB, servidor público desde os 21, envolvido no tema da comunicação interna há mais de 10 anos. Atualmente é Diretor na Secom/TCU e aluno do MBA em Comunicação Digital na ESPM. Acredita em uma nova comunicação interna para o setor público.