Pular para a barra de ferramentas

A WeGov esteve no FONAGE!

A terceira edição do FONAGE foi realizada nos dias 4, 5 e 6 de junho na Justiça Federal do Rio Grande do Norte, na cidade de Natal. O evento teve como tema “Novo design organizacional do Poder Judiciário: o futuro é agora”. A nossa diretora Gabriela Tamura esteve lá para prestigiar o evento e para falar sobre Inovação na Justiça, vamos conferir como foi!

O Fórum Nacional de Administração, Gestão e Estratégia – FONAGE tem o objetivo de estimular a criação e sistematização de políticas administrativas para o sistema de Justiça brasileiro, além de buscar soluções para uma gestão democrática, prospectiva e eficiente do Poder Judiciário. O evento é voltado para a apresentação de experiências exitosas na área de gestão, administração e planejamento estratégico no judiciário.

Durante a abertura, aconteceu a entrega do Prêmio Ajufe de Boas Práticas de Gestão, onde a Seção Judiciária do Rio Grande do Norte ganhou na categoria Magistrados, com o projeto do Centro de Inteligência, e Servidores, com o projeto da Residência em Tecnologia da Informação.

O presidente em exercício do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Desembargador Federal Cid Marconi, ressaltou a importância do evento e destacou a Rede criada pelos Diretores de Foro da Justiça Federal. A palavra para falar sobre o tema central do evento foi dos Juízes Federais Antonio César Bochenek e Luciana Ortiz Tavares. Também teve a palavra o Juiz Marco Bruno, que palestrou na abertura do Programa HubJus, em maio, que deu as boas vindas aos magistrados e ressaltou o empenho de todos os Juízes Federais e servidores da Seção Judiciária em colaborar para realização do evento.

No segundo dia de evento, foi a vez da WeGover Gabriela Tamura falar. Gabriela ressaltou a importância de se pensar inovação dentro da Justiça, algo que a WeGov já vem fazendo desde o Programa HubGov 2017, do qual participou a Justiça Federal de Santa Catarina, agora no Programa HubGov 2018, do qual participa a Justiça Federal de São Paulo, e com o mais novo evento lançado em maio, o Programa HubJus, a ser realizado dentro da JFSC durante os meses de maio até setembro.

“Ser convidada para provocar o judiciário a pensar na inovação como recurso para otimizar o design organizacional é uma verdadeira honra. O FONAGE é uma semente que está sonhando o futuro da justiça, testemunhar este processo é ser uma administradora pública realizada”.
Gabriela Tamura

Além das palestras e do Prêmio, o evento contou com uma oficina de design organizacional e serviços, no Laboratório de Inovação da JFRN. Mas o ponto alto foi a inédita Feira de Inovação das Seções Judiciárias, onde as estas apresentaram suas boas práticas e ideias já em implantação.

Durante reunião na JFRN, os Diretores do Foro decidiram criar uma Rede de Governança no âmbito da Associação dos Juízes Federais. O colegiado traz como agenda a discussão sobre autonomia financeira e administrativa das Seções, compartilhamento de ideias, gestão de crises orçamentárias e análise de desafios impostos pelas novas tecnologias. Neste primeiro ano, a Rede será coordenada pelas Direções do Foro do Rio Grande do Norte e São Paulo, e representa um grande avanço para a Justiça do Futuro!

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@

Não ativo recentemente